8 dicas de documentários para você assistir

12 de abril de 2022

🕐 Tempo de leitura: 5 minutos

O número de pessoas conectadas tem aumentado cada vez mais e a busca por entretenimento — como filmes, documentários, séries e livros — também cresceu, especialmente durante a pandemia, uma vez que as pessoas passaram a ficar mais tempo em suas casas.

Os documentários têm sido motivo de muito destaque sobretudo por causa das plataformas de streaming, bastante populares nos últimos anos. Por conta delas, ficou bem mais fácil e acessível ter contato com eles, inclusive os internacionais, que eram mais difíceis de serem disponibilizados.

Esse tipo de conteúdo é perfeito para quem busca formas de obter conhecimento de maneira prática, ao mesmo tempo que diversificada — o audiovisual facilita muito esse processo!

Fizemos uma lista com os 8 melhores documentários, com temas diversificados, pra você adicionar à sua lista! Vem conferir!

1. Quanto Tempo o Tempo Tem Documentário da Netflix

O documentário dirigido por Adriana Dutra e Walter Carrasco, tem como objetivo trazer uma reflexão acerca da passagem do tempo; como ela é distinta para cada indivíduo embora aconteça no mesmo momento; mostrar a forma com a qual a sociedade se molda e se desenvolve ao longo do tempo. 

Em suma, busca também apresentar a forma como vivemos nossos dias, meses e anos de vida e traz a reflexão de como será o futuro da existência humana.

E por falar em tempo, a próxima recomendação traz uma ótima reflexão para com o passado…

Poster do documentário "Quanto tempo o tempo tem" da Netflix

Reprodução: Netflix

Capa do documentário Fico te devendo uma carta sobre o Brasil

Reprodução: Globoplay

2. Fico te devendo uma carta sobre o Brasil — GloboPlay

O documentário “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil” retrata a vida da própria diretora Carol Benjamin. Três gerações de sua família enfrentaram a ditadura militar no Brasil, que aconteceu entre 1964 e 1985.

Seu pai foi preso ilegalmente aos 17 anos. Seu avô, em contrapartida, era coronel do exército. E a avó, por outro lado, tornou-se uma militante.

No documentário de longa metragem, você terá contato com registros antigos, como cartas, fotografias e depoimentos.

3. O dilema das redes — Documentário da Netflix 

Esse é verdadeiramente um exemplo de documentário polêmico. O Dilema das Redes, estreado em 2020, conta com depoimentos de ex-funcionários das grandes plataformas digitais de comunicação.

É um conteúdo bastante imersivo, uma vez que busca mostrar o poder das redes e inteligência artificial nas suas decisões de consumo. Além disso, retrata também a influência que elas possuem quanto à ideologias políticas e sociais.

E que tal deixar a internet um pouco mais de lado e conhecer as singularidades do nosso mundo real? Fica ligado na próxima indicação!

Capa de O dilema das redes na Netflix

Reprodução: Netflix

Capa de O Nosso Planeta na Netflix

Reprodução: Netflix 

4. Nosso planeta Netflix

As filmagens desse documentário passaram por mais de 50 países, então você já pode esperar uma grande produção! Ele foi filmado em Ultra HD, justamente para mostrar de pertinho as singularidades e diversidades do nosso planeta.

O documentário mostra, em resumo, todas as belezas naturais, a fauna e a flora do planeta, além de abordar também as mudanças climáticas.

Totalmente imersivo e feito para você que busca conhecer um pouco mais do encanto da Terra.

5. Human — Documentário no YouTube

Apesar de ser um pouco mais antigo, Human é um documentário profundo e emocionante. Transforma pessoas anônimas, de diferentes gêneros, classes sociais, religiões, etnias e nacionalidades, em protagonistas ao explorar assuntos conectados com a existência humana, seja sobre a riqueza, a pobreza, a morte, a vida, ou a desigualdade. 

Cada uma dessas pessoas fala sobre suas histórias pessoais, mas, ao fim, todas se conectam, sendo, acima de tudo, imprescindíveis para fomentar todo o passado, presente e futuro da existência humana.

Assim como “Nosso planeta”, Human conta com um audiovisual espetacular; imagens aéreas incríveis e de diversos lugares do mundo. 

Por fim, Human traz a reflexão de que cada elemento e cada pessoa é importante para o mundo. Vale a pena conferir!

 

Capa do documentário original do YouTube Human

Reprodução: HUMAN o filme

Poster do documentário "Os capacetes brancos" da Netflix

Reprodução: Netflix

6. White Helmet — Documentário no Netflix

O documentário de curta metragem dirigido por Orlando von Ensiedel (Virunga) busca mostrar a visão dos Capacetes Brancos, ou White Helmets, um grupo de voluntários que salva civis inocentes dos escombros da guerra na Síria após os bombardeios.

Embora não tenha tanta profundidade quanto à forma como o treinamento desse grupo é financiado, por exemplo, ainda aborda uma pauta social muito importante e vale a pena ser assistido.

7. Winter On Fire: Ukraine’s Fight for Freedom — Netflix

Winter On Fire documenta a mobilização feita por um grupo de estudantes na Praça Maidan, em Kiev, capital ucraniana, no ano de 2013. 

Os estudantes, que discordavam da decisão do presidente Viktor F. Yanukovich em não avançar com a inclusão do país na União Europeia, se reuniram por 93 dias. As manifestações tomaram proporções enormes, contando com a polícia, que foi responsável por causar uma onda de violência.

 

Poster do documentário Winter on fire na Netflix

Reprodução: Netflix

Capa de O Golpista do Tinder na Netflix

Reprodução: Netflix

8. O Golpista do Tinder — Documentário da Netflix

O documentário conta com os depoimentos de mulheres que foram vítimas de Simon Leviev, o nome falso que o criminoso adotou para aplicar golpes nas mulheres que conhecia através do app de relacionamentos.

Simon fingia carregar uma vida luxuosa, levava as mulheres para encontros caros e as surpreendia com sua falsa riqueza, mas conforme o namoro ia se alongando, a falsa relação esfriava. Era quando Simon dizia precisar de ajuda e colocava seus planos criminosos em prática.

Apesar de se tratar de uma história trágica, o documentário não carrega um tom pesado, pelo contrário, utiliza referências um pouco mais descontraídas para prender a atenção do público.

Já pode montar sua lista com os melhores documentários!

Agora que você já pegou essas 5 indicações fantásticas de documentários, não se esqueça de adicionar na sua lista e depois contar pra gente o que achou.

E, por fim, diz aqui nos comentários qual documentário faltou na lista. Qual você recomenda? 🙂

Continue acompanhando nosso blog para conferir as novidades e siga nossas redes sociais.

Baixe agora o Helpie!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

Volta às aulas: saiba o que não pode faltar

Volta às aulas: saiba o que não pode faltar

Após dois anos exercendo todas as atividades — como trabalho e estudos — em casa devido a pandemia do coronavírus, muitos jovens estudantes e universitários por fim estão se preparando para a volta às aulas presenciais. Depois de muito tempo sem ir à escola ou à...

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta