Aplicação de papel de parede: por que contratar um profissional?

4 de fevereiro de 2022

🕐 Tempo de leitura: 5 minutos
A aplicação de papel de parede tem ganhado cada vez mais popularidade durante os últimos anos.

Sendo parte de uma moda que vai e volta, o papel de parede consegue entregar mais destaque para o seu ambiente e maior acabamento nas paredes, o que muitas vezes apenas a pintura não é capaz de fazer. 

O papel de parede é a solução ideal para você que procura por autenticidade, inovação e um ambiente muito mais sofisticado.

Seja em casa, na sua sala, no seu estúdio ou escritório, o papel de parede pode dar um novo rosto para o lugar e tornar suas atividades bem mais confortáveis.

A aplicação de papel de parede não é tão simples, embora pareça. Começar esse tipo de decoração requer experiência ou muito estudo, afinal, é quase como uma arte.

Neste artigo, você irá entender quais são os erros mais comuns cometidos durante a aplicação do papel de parede e o que fazer para não repeti-los. Além disso, irá entender a importância de um profissional durante esse tipo de serviço. Vamos lá?

Qual a diferença entre papel de parede e revestimento?

Quarto de bebê decorado com papel de parede, brinquedos, cabana, puffs e quadros. 

O papel de parede pode ser liso ou possuir relevo, uma vez que é feito por um material mais delicado.

No geral, é aplicado com cola e contribui para o disfarce de imperfeições na parede. O papel de parede, acima de tudo, pode harmonizar o ambiente devido às suas estampas variadas, além de imitar materiais e texturas diferentes!

O revestimento decorativo, por outro lado, é feito de PVC, um material parecidíssimo com o papel de parede, porém é autocolante, fácil de lavar e sua aplicação pode ser feita em superfícies curvas ou retas, em azulejos, banheiros e lavanderias.

Os dois são ótimas opções de decoração, dessa forma, basta apenas você escolher aquele que atende mais às suas necessidades!

É possível aplicar o papel de parede sozinho?

Casal colando o papel de parede em sua casa em reforma

Como explicado anteriormente, a aplicação do papel de parede exige um pouquinho mais de esforço, afinal, deve-se ter muita cautela para que o resultado saia tão bacana quanto o esperado.

Mas, sim, saiba que é possível aplicar o papel de parede sozinho. É necessário, antes de tudo, nutrir certo conhecimento para poder aplicá-lo de maneira correta e evitar erros.

E nada melhor do que conhecer quais são os principais erros cometidos para saber como evitá-los, não é mesmo?

Pensando nisso, listamos alguns deles para você se inteirar e saber exatamente o que deve evitar durante a aplicação do seu papel de parede!

Tome cuidado para não cometer esses erros ao aplicá-lo

 

1 – Não ser cauteloso com as emendas

As emendas podem aparecer por diversos motivos, como a parede não estar preparada corretamente, a aplicação do papel no tamanho incorreto, os rolos de papéis não serem do mesmo lote e por aí vai…

Por isso, certifique-se de comprar rolos do mesmo lote e a mais do que o necessário para cobrir sua parede.

Além disso, se for um papel que tenha desenhos, seja bem cauteloso durante e aplicação para que o desenho tenha continuidade e as emendas não fiquem visíveis. 

 

2 – Não preparar a parede

Antes da aplicação do papel, entretanto, é muito importante preparar a sua parede, isto é, certificar-se de que não há nenhum furo, relevo ou aspereza que comprometa a aplicação do papel. 

Se ela não estiver devidamente preparada, é possível que o papel não fixe bem no local ou acabe se soltando rapidamente.

Portanto, remova a pintura antiga, retire os gessos soltos e a prepare com produtos apropriados.

Dessa forma, o seu papel de parede terá uma vida útil muito mais longa e não sofrerá com danos decorrentes da pré-aplicação. 

 

3 – Não se atentar ao tempo de absorção e secagem 

Após aplicar a cola do papel de parede, é necessário aguardar um tempo para a absorção. 

O tempo de secagem varia para cada tipo de papel e deve ser considerado o tempo que cada folha leva para secar.

Além disso, importante não realizar a colagem do papel em locais muito quentes ou com muita corrente de ar, porque o papel pode secar antes da cola e, por consequência, causar emendas visíveis.

 

4 – Aplicar a cola no papel de parede em muita ou pouca quantidade

A falta de cola pode comprometer a aplicação efetiva e facilitar a descolagem do papel rapidamente, principalmente se não for aplicada a quantidade ideal nas bordas.

O excesso de cola, por outro lado, pode acometer na transparência do papel, consequentemente fazendo com que ele perca a coloração, ou até mesmo rasgando-o.

Por isso, atente-se em utilizar a quantidade ideal para cobrir todas as extremidades do papel de parede, sem deixá-lo seco ou encharcado demais.

 

5 – Aplicação do papel de parede em locais incorretos

Nem todos os papéis são próprios para todos os tipos de locais, entretanto. É necessário considerar fatores como a umidade, incidência solar e até mesmo os móveis que ficarão sobre a parede.

Como consequência, se esses fatores não forem levados em consideração, é muito provável que haja uma rápida deterioração do seu papel de parede e ele perca a vida útil muito rápido.

Faça uma lista de prós e contras, e não se esqueça de anotar alternativas similares caso a aplicação no local que você deseja não chegue a ser viável.

Por que contratar um profissional para a aplicação de papel de parede?

 

Achou complicado fazer tudo sozinho? Um profissional pode ser a solução perfeita para te ajudar nessa missão e deixar seu ambiente com carinha de novo. 

Contratar alguém especializado nesse tipo de serviço é minimizar as chances de erros e garantir que o resultado saia tão incrível quanto o esperado.

Lembrando que ele também irá otimizar o seu tempo e você poderá reduzir as horas de trabalho, ocupando-as com outras atividades que precise fazer.

No Helpie, você encontra uma série de profissionais capacitados para te atender próximos a você e ainda pode contar com a segurança na hora de fazer o pagamento. Uma maravilha, não é?

E você, já decorou sua casa ou escritório alguma vez com papel de parede? Compartilhe suas experiências aqui nos comentários, vamos adorar saber mais sobre elas!

Baixe agora o Helpie!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta