Bricolagem: O que é e como começar?

15 de outubro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 3 minutos

Você já deve ter trocado uma lâmpada, pintado uma parede ou até mesmo, reformado um móvel antigo. Se você já fez alguma dessas coisas, ou demais manutenções em casa, você já fez bricolagem. Algumas pessoas pensam que bricolagem diz respeito apenas a montagem de móveis ou construção de peças em madeira, porém, qualquer pequeno reparo feito por você é considerado uma bricolagem.

 

Em seu sentido literal, a palavra bricolagem vem de “bricolage”, do francês. A expressão é usada para definir pequenos trabalhos feitos à mão, o conceito surgiu em 1950 nos Estados Unidos. O termo é o mesmo que conhecemos hoje por Do It Yourself (DIY) ou Faça Você Mesmo.

 

Nessa época, a mão de obra era escassa e, por isso, as pessoas comuns passaram a fazer pequenos reparos em casa, anteriormente desenvolvidos por profissionais. Dessa forma, novos produtos surgiram, com o propósito de facilitar a vida das pessoas e manuais de instrução começaram a ser incluídos nos pacotes dos produtos.

 

Desde então, a bricolagem tornou-se parte do dia a dia da maioria das pessoas, mais especificamente daquelas que gostam de fazer trabalhos manuais em casa, sem precisar do auxílio de um profissional. Se você é um dos aspirantes dessa prática, confira abaixo algumas dicas para iniciar sua jornada na bricolagem.

 

1.

Veja o que você mais gosta de fazer

Como citamos acima, a bricolagem envolve todo o universo de pequenas reformas, e isso vai desde a troca de um chuveiro, até a montagem de móveis de madeira. O segredo para entrar com tudo nesse mundo dos bricoleiros (forma como são chamados os aspirantes dessa arte), é encontrar o que mais gosta de fazer e aproveitar para buscar novas formas de fazer seu trabalho.

economia na conta de luz

2.

Faça pesquisas sobre como executar

Tudo se conquista com pesquisa! Na hora de começar um novo desafio, ou conhecer um assunto novo é fundamental pesquisar sobre. Na bricolagem isso funciona bem, principalmente para entender as diferenças entre cada trabalho e os benefícios que essa prática pode trazer para seu dia a dia.

retorno investimento painel energia solar

3.

Procure especializar-se

Para aqueles que já tem familiaridade com a bricolagem, vale investir em especialização. Parece que não, mas muitas pessoas vivem de diferentes trabalhos manuais hoje em dia. Quanto mais experiente você for, melhor será para conquistar clientes e melhorar suas atividades diárias com os trabalhos feitos à mão.

durabilidade painel energia solar

4.

Tenhas as ferramentas necessárias

O ponto principal da bricolagem está no uso de materiais de qualidade, que proporcionem um acabamento impecável para suas peças ou manutenções, com facilidade e praticidade na hora do manuseio.

 

manutenção painel energia solar

E não esqueça que a HELIPE e seus profissionais qualificados estarão sempre à disposição caso você precise do apoio de um profissional qualificado. Conte sempre com a gente!

Fonte: https://www.wurth.com.br/blog/bricolagem-o-que-e-como-comecar-e-quais-os-melhores-produtos-para-praticar/

Baixe agora o Helpie!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

8 Dicas para escolher a melhor assessoria de eventos

8 Dicas para escolher a melhor assessoria de eventos

Realizar uma excelente recepção de casamento ou aniversário é o sonho de todos os clientes que buscam uma empresa do ramo. O comprometimento e profissionalismo que ela irá promover, é a parte mais importante no trabalho da assessoria. Entretanto, com um mercado cada...

9 curiosidades sobre as patinhas de cachorro

9 curiosidades sobre as patinhas de cachorro

Não é só pela obediência que o famoso truque canino de dar a pata é tão amado. As patinhas de cachorro são realmente impressionantes. Por isso, muitos tutores não resistem a observá-las, segurá-las e até dar uma fungadinha nelas de vez em quando.  Já que elas são tão...

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com a gente