Carpinteiro e marceneiro: tudo que você precisa saber

22 de outubro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 2 minutos

As duas profissões são parecidas, mas existem diferenças fundamentais entre esses ofícios.

Afinal, qual é a diferença entre carpinteiro e marceneiro?

O que é um marceneiro?

O marceneiro é o profissional que é um artesão da madeira. Ou seja, o marceneiro trabalha a madeira para transformá-la em móveis, obras de arte, artesanato e peças em geral.

O que fazer para ser marceneiro?

Para ser marceneiro, é necessário ter conhecimentos básicos notrabalho com ferramentas como o formão e a plaina. Além disso, é importante entender dos tipos de madeira, medidas e tamanhos. 

Existem cursos profissionalizantes para a área, além de ser possível aprender o ofício com outros profissionais.

O que é um carpinteiro?

O carpinteiro é um profissional que também trabalha com madeira, mas no segmento ligado à construção civil. Dessa forma, produz tábuas, vigas e outras estruturas para construções.

O que fazer para ser carpinteiro?

Da mesma forma que para a marcenaria, a carpintaria é um ofício que normalmente é aprendido com outros profissionais mais velhos. Também existem cursos técnicos, o que é muito importante para o trabalho de precisão que a profissão exige.

É necessário, também, aprender a operar corretamente máquinas elétricas, como asserras e plainas.

Mercado de trabalho para carpinteiro e marceneiro

Para as duas profissões, o mercado de trabalho tem diversas oportunidades. Além de trabalhar de forma autônoma, é possível se candidatar para vagas em oficinas e também na indústria. 

Os próprios cursos profissionalizantes podem ajudar a indicar boas vagas e, por isso, uma boa dica para quem já está começando é buscar os cursos para se especializar cada vez mais. 

Qual a diferença entre marceneiro e carpinteiro?

Manejo da madeira

A principal diferença é em relação ao manejo da madeira. A carpintaria é voltada para uma produção mais industrial, como a fabricação de peças de madeira para a construção civil, por exemplo.

A marcenaria, por outro lado, possui processos mais artísticos e mais detalhistas, e é voltada para a fabricação de móveis planejados, por exemplo. A marcenaria nasceu a partir da carpintaria, através de uma necessidade de trabalhos mais detalhados e delicados.

Tipo de madeira

Outra diferença entre esses dois ofícios está na qualidade da madeira utilizada por cada um. A marcenaria lida com madeiras nobres e de boa qualidade, uma vez que os móveis e enfeites feitos pelos marceneiros exigem este material de qualidade superior.

Já a carpintaria normalmente lida com a madeira maciça, em seu estado natural. Como a produção é mais rápida e objetiva, esse tipo de madeira cumpre bem seu papel.

Entendeu a diferença? Solicite já um carpinteiro ou marceneiro aqui na Helpie, perto da sua região!

Helpie!

Baixe agora o Helpie!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

8 Dicas para escolher a melhor assessoria de eventos

8 Dicas para escolher a melhor assessoria de eventos

Realizar uma excelente recepção de casamento ou aniversário é o sonho de todos os clientes que buscam uma empresa do ramo. O comprometimento e profissionalismo que ela irá promover, é a parte mais importante no trabalho da assessoria. Entretanto, com um mercado cada...

9 curiosidades sobre as patinhas de cachorro

9 curiosidades sobre as patinhas de cachorro

Não é só pela obediência que o famoso truque canino de dar a pata é tão amado. As patinhas de cachorro são realmente impressionantes. Por isso, muitos tutores não resistem a observá-las, segurá-las e até dar uma fungadinha nelas de vez em quando.  Já que elas são tão...

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com a gente