5 dicas para cuidar dos cabelos cacheados e crespos em casa

7 de outubro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 3 minutos

Dicas para cuidar dos cabelos cacheados e crespos em casa e ter um resultado de salão!

Quem tem cabelo cacheado ou crespo precisa seguir uma rotina de cuidados intensos para que os cachos estejam sempre saudáveis e bem tratados.

Mas, mesmo com tudo isso, engana-se quem pensa que, para cuidar deles, é preciso passar horas no salão de cabeleireiro: seguindo algumas dicas específicas, dá para exibir madeixas incríveis fazendo tratamentos na sua própria casa. Confira quais são elas e aprenda!

1 – Investir em hidratações semanais

Uma característica comum dos cabelos cacheados e crespos é o ressecamento nas pontas. Isso acontece porque seu formato espiralado impede que a oleosidade da raiz chegue até o comprimento e o final dos fios – causando, assim, o aspecto mais seco. Por isso, a dica principal para exibir madeixas bonitas e bem tratadas é investir em uma rotina de hidratações toda semana!

Para quem consegue reservar três dias para dar uma atenção a mais aos fios, a dica é combinar a hidratação com nutrições e reconstruções e fazer o conhecido cronograma capilar; já para aquelas que têm o dia a dia mais corrido, o ideal é reservar, pelo menos, uma ou duas vezes na semana para fazer o tratamento, ainda que seja no próprio banho. 

2 – Adicionar a umectação na rotina 

Além da hidratação – de banho ou mais detalhada -, outro cuidado importante para as donas de fios cacheados e crespos é a umectação. Ideal para tratar o ressecamento de maneira mais profunda, essa técnica consiste em aplicar óleo da raiz às pontas do cabelo, enluvando bem as mechas e massageando o couro cabeludo para tirar a textura áspera e estimular o crescimento, respectivamente. Depois, basta deixar o produto agindo no cabelo por algumas horas e, depois, contar com a ajuda do condicionador para a retirada no chuveiro. 

Como é feito com óleos, esse tipo de tratamento é ideal para nutrir as madeixas, deixando-as mais brilhosas e livres de frizz. Mas, além disso, ela também conta com a vantagem de fortalecer os fios e ajudar a prevenir a desagradável quebra. 

3 – Usar um shampoo menos agressivo

Na hora de lavar os cachos, também é preciso tomar alguns cuidados com a escolha do shampoo. Para não piorar o ressecamento, uma dica importante é priorizar produtos que contem com fórmulas menos agressivas – ou seja, que promovam a limpeza necessária sem retirar a oleosidade natural do couro cabeludo. Além disso, também vale evitar a lavagem diária, já que os cabelos cacheados e crespos não costumam acumular oleosidade e podem ser limpos em dias alternados sem sofrer com o incômodo no couro cabeludo e o aspecto ensebado.

4 – Usar um finalizador que garanta um bom day after

Para conseguir cachos bonitos na finalização, além de escolher a técnica que mais atende suas necessidades – fitagem, plopping ou dedoliss, por exemplo -, é preciso escolher com cuidado o creme de pentear. Como os fios crespos e cacheados não são lavados todos os dias, o segredo para deixá-los intactos até a próxima lavagem é preferir produtos que consigam garantir a hidratação e definição necessárias para resistir ao longo dos dias. 

Por isso, antes de escolher um finalizador para chamar de seu, procure saber o tipo do seu cabelo, pesquise que tipo de textura e fórmula mais o favorece e, depois, vá fazendo testes até encontrar o que mais deixa seus cachos do jeito que você mais gosta. 

5 – Ter uma misturinha no borrifador para revitalizar os cachos 

Mesmo usando o creme e a finalização correta, em algumas ocasiões, pode acontecer dos cachos amanhecerem desarrumados. Quando isso acontece no dia da lavagem, basta entrar no chuveiro e pentear tudo novamente; mas, quando não é, o que fazer? É simples: para continuar com os cachos bonitos sem precisar atrapalhar sua rotina, a dica é ter uma misturinha no borrifador para revitalizar apenas as partes comprometidas. 

Nesse truque, uma boa dica para não deixar os fios com excesso de produtos é misturar um leave-in mais leve com um pouco de água e, ainda, um componente que ajude a hidratar e resolver o frizz – como o óleo, por exemplo. 

Gostou do artigo? Aqui na Helpie você encontra cabeleireiros perto de você e com ótimas avaliações! Solicite já!

Helpie!

Baixe agora o Helpie!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

Como trocar fechadura de um jeito rápido e fácil

Como trocar fechadura de um jeito rápido e fácil

A substituição de fechadura pode ser um reparo que acontece com frequência na casa. Seja porque acontece algum problema no mecanismo ou pela simples vontade de trocar a fechadura por outra mais moderna. Assim, aprender como trocar fechadura pode ser algo bastante...

Bricolagem: O que é e como começar?

Bricolagem: O que é e como começar?

Você já deve ter trocado uma lâmpada, pintado uma parede ou até mesmo, reformado um móvel antigo. Se você já fez alguma dessas coisas, ou demais manutenções em casa, você já fez bricolagem. Algumas pessoas pensam que bricolagem diz respeito apenas a montagem de móveis...

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com a gente