7 dicas para garantir uma rotina de estudos mais produtiva

16 de setembro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 4 minutos

Com a chegada do fim do ano, muitos estudantes iniciam os preparativos para os vestibulares, uma etapa que requer bastante esforço e comprometimento. Outros, concentram-se nos exames da escola, faculdade ou iniciam os estudos para a especialização na área em que atuam. 

Estudar sempre foi uma tarefa que exige tempo e dedicação, mas que se tornou cada vez mais difícil com a pandemia, tendo em vista que tivemos que nos adaptar com uma nova rotina e adotar novos métodos para absorver o que antes, para muitos, era dito olho a olho. 

Vamos te contar algumas dicas para transformar esse momento, que por vezes tem se tornado desgastante, mais produtivo e fluido, a fim de que você possa alcançar seus objetivos da forma mais tranquila possível. Vem com a gente!

 

1.

Mantenha o foco

Sabemos que “estudar em casa” não é apenas se concentrar nos livros e absorver 100% do que foi lido. Juntar nossos hábitos externos com os internos é fácil demais e por isso você deve ter cuidado quanto a isso. É prático cozinhar enquanto assiste uma vídeo aula, passear com o cachorro enquanto faz uma leitura técnica ou assistir aula na cama. Entretanto, ainda que você não sinta dificuldade para duplicar suas tarefas simultaneamente, o ideal é separar um tempo específico para cada atividade.

Aja como se você ainda estivesse saindo todas as manhãs ou noites para estudar. Separe suas tarefas do dia a dia e garanta um tempo exclusivo para seus estudos. 

Pode parecer um desafio, mas mantenha o celular longe para evitar distrações. Caso você precise dele para estudar, desative as demais notificações. Cada vez que você interromper a atividade na qual está concentrado, será necessário um esforço ainda maior para retomar o foco

economia na conta de luz

2.

Reserve um ambiente calmo

A melhor forma de você conseguir cumprir com o objetivo anterior e separar suas atividades é, também, separar um local para executá-las. 

Escolha o ambiente mais calmo da sua casa para poder dedicar essas horinhas de estudo. Priorize um lugar calmo, sem muitos ruídos e distrações, bem arejado e, se possível, que o sol ilumine. 

Um ambiente confortável faz toda a diferença, especialmente quando a atividade requer muita concentração. 😉

retorno investimento painel energia solar

3.

Insista nos seus pontos fracos

Estudar aquilo que gostamos é muito bom, não é? Mas às vezes é necessário insistir nas nossas dificuldades para podermos melhorá-las. Afinal, seja naquele exame ou vestibular super importante que você precisa fazer, ou na sua vida profissional, você terá que lidar com atividades não tão agradáveis quanto aquilo que você realmente domina. Por isso, é essencial pegar um pouco mais firme em determinados conteúdos, tendo como objetivo agregar conhecimento suficiente para que você possa desempenhar uma boa prova, ou até mesmo um bom trabalho.

 

durabilidade painel energia solar

4.

Mescle seus materiais de estudo

Atividades monótonas acabam desmotivando e entediando, então é comum querermos fugir delas. O ideal é encontrar diferentes metodologias e experimentá-las. Leia um pouco seus livros, em seguida pule para vídeos didáticos do YouTube, por exemplo, e por fim faça exercícios para fixação. 

Vale super a pena pesquisar sobre filmes, séries e podcasts relacionados também! O importante é encontrar maneiras diversificadas de absorver aquilo que você precisa.

 

manutenção painel energia solar

5.

Refaça provas antigas

Caso você esteja estudando para o vestibular ou para algum exame de qualificação, um dos melhores métodos para conhecer o território e se preparar bem é refazer provas antigas. Muitos deles estão disponíveis nos sites dos próprios órgãos públicos ou instituições para que você possa acessar. 

É muito importante ter conhecimento prévio do que você está apenas a alguns passos de realizar, afinal, a preparação evita tantas surpresas e te dá certa vantagem!

 

manutenção painel energia solar

6.

Conte com auxílio profissional

É muito mais fácil estudar com a ajuda de um expert na área, afinal, ele pode te guiar na direção certa quanto ao que estudar e te auxiliar nessa trajetória. 

No Helpie, você encontra diferentes tipos de professores para diferentes disciplinas! É possível negociar com até 4 profissionais em cada pedido e depois é só escolher o ideal para o que você procura!

Um professor particular é capaz de conceder total atenção para suas dificuldades e trabalhar nelas, acompanhando mais de perto suas habilidades e te auxiliando nos pontos a serem melhorados. 😉

 

manutenção painel energia solar

7.

Não exceda seu limite

Ter a cabeça voltada para os estudos é muito importante, mas deve fazer parte do seu dia e não ser o seu dia. Estudar muitas horas seguidas e sem pausa acaba tornando essa atividade desgastante, assim como qualquer outra que realize freneticamente. 

Por isso, faça algumas pausas durante o tempo que reservou para estudar, seja para comer, ver o dia ou passear com seu pet. 

Antes ou após os estudos, dê atenção a outras atividades que curte fazer e segmente bem o seu tempo. É essencial para sua saúde mental, especialmente nesse período em que você enfrenta tanta pressão! 😉

 

 

manutenção painel energia solar

100% preparado!

Viu como pode ser mais fácil produzir? Não se cobre demais. Organizando-se e colocando em prática essas dicas você conseguirá obter resultados ainda melhores. 

E não desista! Você está quase lá! 😉

Baixe agora o Helpie!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

Como trocar fechadura de um jeito rápido e fácil

Como trocar fechadura de um jeito rápido e fácil

A substituição de fechadura pode ser um reparo que acontece com frequência na casa. Seja porque acontece algum problema no mecanismo ou pela simples vontade de trocar a fechadura por outra mais moderna. Assim, aprender como trocar fechadura pode ser algo bastante...

Bricolagem: O que é e como começar?

Bricolagem: O que é e como começar?

Você já deve ter trocado uma lâmpada, pintado uma parede ou até mesmo, reformado um móvel antigo. Se você já fez alguma dessas coisas, ou demais manutenções em casa, você já fez bricolagem. Algumas pessoas pensam que bricolagem diz respeito apenas a montagem de móveis...

1 Comments

1 Comentário

  1. H G

    Muito interessante!

    Responder

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com a gente
%d blogueiros gostam disto: