Construir ou reformar, apesar de gerar empolgação pela mudança, também pode gerar muita dor de cabeça se não houver um planejamento adequado. Entulhos, bagunça, sujeira, poeira e imprevistos fazem de dias de obra um verdadeiro caos na vida de qualquer morador. E, muitas vezes, essa reforma é inevitável e tem que ser encarada para garantir a segurança e o bem-estar de quem mora no local.
Por isso, são necessários alguns cuidados para amenizar todo o estresse que o quebra-quebra pode causar. Escolher as cores certas das paredes, medir os cômodos para saber o tamanho dos móveis, o contrato com a caçamba, a autorização da prefeitura e etc. Alguns erros parecem bobos, mas podem gerar a maior confusão durante a reforma, além de resultar em gastos desnecessários de material, mão-de-obra e tempo. Confira alguns erros comuns e que podem ser evitados:
1.
Não se planejar
Iniciar uma obra sem um projeto bem definido é o primeiro e, talvez, o pior erro, ainda que cometido por muitas pessoas. Quem não planeja vai sempre correr o risco de ter trabalho e gastos em dobro. O ideal é saber o que deseja alterar, reformar e mudar no imóvel, orçar os gastos, pesquisar os materiais necessários e os profissionais capacitados, verificar o saldo financeiro disponível para gastar e fazer um cronograma da reforma.

2.
Ignorar as instalações hidráulicas e elétricas
Administrar a parte que fica à mostra do seu imóvel é sempre mais interessante: pintar parede, trocar piso, mudar o azulejo e etc. Mas se esquecer de toda aquela estrutura escondida sob o piso e por dentro da parede pode causar grandes dores de cabeça. Bons projetos de elétrica e hidráulica, realizados de acordo com as normas de segurança e bem dimensionados, são fundamentais para o conforto e a segurança dos moradores.
Por isso, o ideal é ajustar o projeto, junto com o responsável, de acordo com as suas necessidades, incluindo tomadas em locais específicos, controladores de intensidade de luz, Split e encanamento para ar-condicionado, e para água quente na cozinha e banheiro.



3.
Uso de materiais inadequados
A compra de materiais inadequados também é um erro que compromete bastante o andamento da obra. Pisos errados, revestimentos inadequados, material de qualidade duvidosa, tintas inapropriadas e etc. Geralmente, isso acontece por falta de conhecimento técnico, e tende a gerar gastos extras e atraso na conclusão da obra.



4.
Não ter uma reserva para imprevistos
É bem raro alguma reforma que não tenha saído um valor um pouco acima do previsto. Especialistas recomendam que você reserve cerca de 10% do orçamento para imprevistos. Dessa forma, ainda é possível dar continuidade a reforma e não ter tantas dores de cabeça caso algo não saia como planejado.



5.
Não escolher o profissional certo
Uma reforma envolve vários profissionais. Engenheiro, arquiteto, mestre de obra, pedreiro, pintor, eletricista e muito mais. É importante escolher profissionais qualificados e que tenham referências, dessa forma, você pode confiar em quem está contratando.
A Helpie conta com esses profissionais e vários outros que podem te ajudar nessa missão de reformar.
Encontre um arquiteto, pintor, entre outros de qualidade perto de você!



Precisou? Pede um Helpie 😉
0 comentários