Manutenção no jardim: entenda a importância

17 de dezembro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 5 minutos

 

Ter um espaço reservado somente para as suas plantinhas em casa é extremamente importante para a sua saúde mental e física. Por isso, é super importante fazer manutenção regularmente no seu jardim, afinal, além de ele ser o lar das suas plantinhas, assim como o resto de sua casa ele precisa de cuidados para se manter e sobreviver.

1.

A importância de ter um jardim em casa

Com a correria do dia a dia, especialmente para quem vive nas cidades, convive com a movimentação contínua dos carros, circulação de pessoas, lida com a poluição sonora e até mesmo com o estresse e ansiedade, é comum a procura por um cantinho mais tranquilo, que seja capaz de nos fazer relaxar.

Cultivar plantas e cuidar de um jardim pode ser a melhor opção para quem busca por um espaço calmo em casa.

Para aqueles que buscam por alguma atividade para passar o tempo ou até mesmo para se exercitar também é uma ótima opção, afinal, cuidar de um jardim exige colocar muita mão na massa!

Além disso, o jardim é um ótimo lugar para as crianças — que costumam ser mais hiperativas que os adultos —, para os animais de estimação e para celebrar junto com amigos e familiares.

Você não vai precisar estar sempre preso dentro de casa para passar o tempo!

Mulher está aproveitando a calmaria da tarde para descansar em uma rede no seu jardim, na parte externa de sua casa.

2.

Benefícios para a saúde que a manutenção no jardim pode proporcionar

Não adianta ter um espaço reservado para as suas flores, cheio de vasos de todos os tipos e tamanhos, e não dar a devida atenção a ele.

Um jardim ideal é aquele bem verdinho, com os vasos limpos, a grama aparada, as flores e folhas bem saudáveis e regadas; onde os beija-flores possam ir e vir; onde você possa escutar o piar dos pássaros de dentro de casa.

Por isso, a importância de fazer a manutenção no jardim regularmente.

Cuidar de um jardim e mantê-lo em ordem traz diversos benefícios à saúde de quem o faz.

Uma pesquisa feita na  Universidade de Sheffield mostra que o principal motivo para adotar a jardinagem como uma prática do dia a dia é o prazer em ver o que foi cultivado crescendo.

Além disso, estudos apontam que o cultivo de alimentos para consumo doméstico ou de plantas ornamentais tem efeitos positivos na saúde daqueles que o fazem, independente da idade, proporcionando bem estar

Jardinagem como terapia complementar

A jardinagem também é usada como terapia complementar no tratamento de doenças psicológicas como depressão, ansiedade, baixa autoestima — por isso também tem efeito positivo sobre a saúde mental — e câncer. 

A hortoterapia, por exemplo, busca, por meio do cultivo de plantas, jardins e hortas, auxiliar o indivíduo passiva ou ativamente

No primeiro, a terapia ocorre através da simples contemplação da natureza, que pode trazer resultados positivos para a saúde mental.

Já no segundo, a jardinagem ativa pode promover o prazer para idosos ou quem lida com problemas psicológicos e alívio do estresse.

Cuidar de um jardim é uma atividade que também melhora a condição física do indivíduo, uma vez que aumenta sua agilidade, força e resistência.

Ao mesmo tempo que proporciona uma melhora nesses três atributos, promove também o relaxamento da mente. 

Mulher fazendo manutenção no jardim podando sua planta.

3.

As plantas ideais para cada tipo de jardim

Para a decoração dos jardins, não deve ser levado em consideração somente a estética, mas também os tipos de plantas ideais para o ambiente.

O clima, a iluminação e até as suas preferências na hora de cuidar e realizar a manutenção no seu jardim são características importantes a serem levadas em conta. 

Você pode optar por lavandas, rosas, melissas, cactos, suculentas e aspargo ornamental em caso de um ambiente bem iluminado, por exemplo.

Em ambientes mais escuros, samambaias, hortênsias, violetas ou tulipas são ótimas opções.

Experimente o jardim vertical

Para quem deseja economizar espaço, o jardim vertical é uma alternativa super viável! Você deve considerar fatores como incidência solar e a estética para conseguir trazer um resultado bacana. 

Plantas como véu-de-noiva, peperômia, renda-portuguesa, dinheiro-em-penca e babosa-de-pau são exemplos para decorar seu jardim vertical onde há menos incidência solar.

Para ambientes externos que possuem muita incidência de sol, por outro lado, lambari-roxo, aspargo-pluma, hera-inglesa, jiboia, colar-de-pérolas e orquídea-grapete são as mais ideais 

Lembre-se de estudar quais plantas precisam de muita ou pouca rega e qual a frequência dela, a fim de obter um jardim mais saudável.

 

Mulher de vestido carrega uma bolsa com flores em seu jardim.

4.

Benefícios de fazer manutenção no jardim frequentemente

Cuidar do seu jardim e fazer a manutenção necessária com frequência é de extrema importância para a conservação do espaço destinado às suas plantinhas.

Além disso, a manutenção do jardim é necessária para que você não perca o seu investimento inicial e sofra prejuízos.

A rega, por exemplo, é um dos principais cuidados que você deve ter para seu jardim sobreviver. A sua frequência e volume variam de acordo com cada planta, e é necessário ter atenção em alguns outros pontos, como por exemplo:

  • Temperatura da água: a água para a rega deve sempre estar em temperatura ambiente.
  • Distribuição da água: cuidado para não encharcar as folhas! O ideal é regar somente a base da planta.
  • Período da rega: plantas que sobrevivem a lugares com maior incidência de sol, menor incidência, ou expostas ao vento mais forte, por exemplo, devem ser tratadas de forma diferente. Um cacto, por exemplo, não pode ser regado com tanta frequência como uma planta tropical.
  • Atente-se ao horário da rega: os primeiros horários da manhã e últimos da tarde são os mais ideais, tendo em vista que o sol não é tão forte nesses horários.

A poda também deve estar inclusa na manutenção do seu jardim

Outro ponto importante é podar as plantas regularmente para que a distribuição de nutrientes não seja prejudicada. 

É necessário retirar os galhos adoecidos a fim de que os demais não sejam prejudicados e a planta consiga crescer vigorosamente e com mais força.

Em contrapartida, a poda não é necessária apenas para combater os galhos mais prejudicados ou para retardar o seu crescimento.

Ela também é útil para a prevenção de doenças e a potencialização do uso dos nutrientes que foram retirados do solo, melhorando a vitalidade dos seus frutos.

A manutenção do jardim, em um contexto geral, torna-se imprescindível a partir do momento em que você planeja este espaço, afinal, é ela quem irá garantir a longevidade das suas plantas e uma boa estética para o seu jardim.

 

Itens para manutenção de jardim postos sobre uma mesa

Não sabe como começar? Invista em um profissional para manutenção do seu jardim

Cuidar de todas suas plantas, árvores e flores requer um tempo totalmente dedicado a essa atividade no seu dia a dia.

Às vezes, com a correria acabamos não nos preocupando em cuidar tanto quanto devemos e, com isso, as plantas podem sair prejudicadas.

O ideal é pensar em um profissional capaz de exercer tal função com profissionalismo e perfeccionismo, afinal, a manutenção no jardim requer muito cuidado, a fim de se obter bons resultados em termos de estética e saúde das plantas.

Na Helpie, você pode abrir um pedido para Jardineiro, negociar com até 4 profissionais e fazer pagamentos de forma segura em poucos cliques.

Basta instalar o app ou abrir um pedido através do próprio site. Simples, né?

E não se esqueça de contar aqui pra gente sobre a manutenção no jardim que você costuma fazer! 😉

Profissional plantando uma muda para manutenção do jardim

Baixe agora o Helpie!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta