O que levar em consideração na hora de alugar um bom apartamento?

1 de outubro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 3 minutos

Alugar um apartamento é um grande momento, mas também pode ser uma tarefa complicada. Conquistar a independência de um espaço só seu ou a experiência de dividir com alguém são fatos marcantes e que trazem muito aprendizado. No entanto, quem toma essa decisão de forma precipitada pode acabar com muita dor de cabeça. 

É preciso estar atento a alguns cuidados na hora de escolher o apartamento ideal para alugar. A visita ao imóvel é o principal momento para avaliar e decidir se o apartamento que você está interessado é realmente a melhor escolha para morar. Infiltrações nas paredes, janelas que não abrem, documentos inesperados que são solicitados, tudo pode acontecer. É preciso que você esteja preparado e, principalmente, muito bem informado, uma vez que nem todos os acontecimentos vão depender de você. Há síndicos, proprietários, imobiliárias e etc.

Por isso, se você está apreensivo com o aluguel e não sabe por onde começar a buscar uma casa, não se preocupe. Nós te ajudaremos com todos os detalhes que precisam ser analisados.

1.

Condições físicas do imóvel

Seja um apartamento novo ou usado, é fundamental também que você observe as condições físicas do imóvel que você for visitar. Verifique as paredes, a pintura, o piso, as janelas e os acabamentos de cada um dos cômodos.

Caso o apartamento não seja novo e já tenha sido alugado para vários moradores, avalie também o estado de conservação do imóvel. Além disso, se o apartamento que você tem interesse em alugar for mobiliado, cheque todos os móveis e veja qual é o estado de conservação de cada um deles.

retorno investimento painel energia solar

2.

Localização do imóvel

A localização é um ponto importante que deve ser observado quando você for visitar um apartamento para alugar, principalmente se esse é um fator que você prioriza na hora de encontrar um lugar para morar. Observe o entorno de onde o imóvel está localizado e veja se você vai poder contar com comércios, transporte público, áreas de lazer e diversos serviços disponíveis para o seu dia a dia.

Percorrer as ruas próximas ao imóvel e fazer perguntas aos moradores sobre o bairro são ótimas alternativas para descobrir se você terá uma boa infraestrutura e acessibilidade morando lá.

retorno investimento painel energia solar

3.

Instalações elétricas e hidráulicas

Observar se as instalações elétricas e hidráulicas do imóvel estão funcionando corretamente é um dos itens mais importantes que você deve estar atento na hora de visitar um apartamento para alugar. Verifique toda a parte hidráulica, como torneiras, chuveiros, descargas e registro e veja se não há infiltrações ou vazamentos no apartamento que você tem interesse em alugar. Isso inclui abrir todas as torneiras, o chuveiro e acionar a descarga.

Observe o estado de conservação da rede elétrica e leve também uma lâmpada e o carregador do seu celular para testar todas as luzes e tomadas do apartamento.

 

durabilidade painel energia solar

4.

A vizinhança

Na hora de visitar um apartamento para alugar, é essencial que você observe a vizinhança tanto do prédio, quanto da rua de onde o imóvel está localizado. Ande pelo quarteirão e investigue como é o movimento da rua.

Se possível, visite o apartamento em diferentes horários do dia para você ter uma ideia de como será morar nesse lugar. Além disso, converse com os vizinhos para entender melhor o cotidiano da vizinhança e saber como é o lugar onde você pretende morar.

manutenção painel energia solar

5.

Normas do condomínio

Outro cuidado que você deve ter na hora de visitar um apartamento para alugar é com relação às regras do condomínio. Fale com os moradores ou até mesmo com o síndico para saber o regimento interno, como vagas de garagem, uso do salão de festas e das áreas comuns do prédio, horários de silêncio e convivência com animais de estimação. O importante é não ter dúvidas sobre o lugar onde você deseja morar e, assim, evitar arrependimentos futuros.

 

 

manutenção painel energia solar

Hora da mudança!

Agora que você já sabe o que observar na hora de alugar um imóvel, é hora de pôr a mão na massa!

Ah, e se precisar de ajuda na mudança, é só pedir um Helpie! 😉

Baixe agora o Helpie!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

Carpinteiro e marceneiro: tudo que você precisa saber

Carpinteiro e marceneiro: tudo que você precisa saber

As duas profissões são parecidas, mas existem diferenças fundamentais entre esses ofícios.Afinal, qual é a diferença entre carpinteiro e marceneiro?O que é um marceneiro? O marceneiro é o profissional que é um artesão da madeira. Ou seja, o marceneiro trabalha a...

11 motivos para usar o WordPress

11 motivos para usar o WordPress

Fazer com que o seu site tenha uma boa performance é fundamental para o sucesso da sua estratégia online, confira neste post 11 motivos para que você use o WordPress e obtenha resultados melhores!O que exatamente é o WordPress?Você não hospeda seu website com o...

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com a gente