Pintar alumínio? Aprenda o jeito mais prático

21 de setembro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe qual a procedência do alumínio?

Para extrair o alumínio é feito um processo de refino da bauxita que resulta em um pó branco, parecido com o açúcar, a alumina. Em seguida a alumina passa por um processo eletroquímico e é transformada em alumínio. 

O alumínio é um material sustentável e versátil o alumínio é uma ótima alternativa para você usar nas portas e janelas da sua casa.  

Como pintar um alumínio? 

O alumínio não é um material que absorve a tinta facilmente, por ser liso e não poroso pode dar trabalho na hora da qualidade e durabilidade da pintura, por isso, a escolha da tinta é importante e pode mudar o resultado do trabalho. 

Qual a melhor tinta para pintar alumínio?

O tipo mais usado para  pintura do alumínio é a tinta esmalte sintético. Porém, caso a superfície de alumínio precise suportar temperaturas muito altas, há uma tinta específica para atender essa demanda. Também tem a linha de tintas em spray, que é considerado o modo mais prático para pintar o alumínio

 

Como pintar alumínio? Confira passo a passo

  1. Prepare a superfície – Separe os materiais, limpe a superfície que irá pintar e remova possíveis manchas, gorduras, sujeiras, poeiras, etc.

2. Faça a abrasão do material – Lixe bem o alumínio e deixo-o sem partes mal aderidas e todo nivelado. Para que a tinta tenha boa aderência no alumínio, é essencial fazer a abrasão da superfície, elimine possíveis poeiras com um pano e álcool umedecido.

    3. Aplique um primer – Aumente ainda mais o poder de adesão da tinta no perfil de alumínio aplicando uma camada de primer. Além de preparar o alumínio para pintura tratam o alumínio, evitando possíveis descascamentos posteriores.

    4. Passe a tinta – Finalizada toda a preparação do perfil de alumínio, basta passar a tinta escolhida, em quantas demãos quiser ou recomendar o fabricante. Utilize ferramentas que auxiliam esse processo, como o rolo de espuma ou spray. Depois, aguarde o tempo de secagem

    5. Se necessário, passe segunda mão de tinta.

     

    Você precisa de alguém que faça serviços de pintura?

    Aqui na Helpie você encontra pintores perto da sua região e com ótimas avaliações, basta clicar e solicitar!

    Dá um Helpie!

     

    Baixe agora o Helpie!

    botão loja Google Play
    botão loja App Store

    Mais postagens

    Como trocar fechadura de um jeito rápido e fácil

    Como trocar fechadura de um jeito rápido e fácil

    A substituição de fechadura pode ser um reparo que acontece com frequência na casa. Seja porque acontece algum problema no mecanismo ou pela simples vontade de trocar a fechadura por outra mais moderna. Assim, aprender como trocar fechadura pode ser algo bastante...

    Bricolagem: O que é e como começar?

    Bricolagem: O que é e como começar?

    Você já deve ter trocado uma lâmpada, pintado uma parede ou até mesmo, reformado um móvel antigo. Se você já fez alguma dessas coisas, ou demais manutenções em casa, você já fez bricolagem. Algumas pessoas pensam que bricolagem diz respeito apenas a montagem de móveis...

    2 Comments

    2 Comentários

    1. Guga F.

      Mas precisa mesmo do prime? E se eu pintar direto sobre o alumínio?

      Responder
      • equipemkt55

        O primer proporciona maior aderência quando for aplicar a tinta sobre o alumínio e pode evitar futuros descascamentos da tinta. Portanto, o recomendável é passar o prime sim.

        Responder

    Deixe uma resposta

    Open chat
    Fale com a gente
    %d blogueiros gostam disto: