Pintar alumínio? Aprenda o jeito mais prático

21 de setembro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe qual a procedência do alumínio?

Para extrair o alumínio é feito um processo de refino da bauxita que resulta em um pó branco, parecido com o açúcar, a alumina. Em seguida a alumina passa por um processo eletroquímico e é transformada em alumínio. 

O alumínio é um material sustentável e versátil o alumínio é uma ótima alternativa para você usar nas portas e janelas da sua casa.  

Como pintar um alumínio? 

O alumínio não é um material que absorve a tinta facilmente, por ser liso e não poroso pode dar trabalho na hora da qualidade e durabilidade da pintura, por isso, a escolha da tinta é importante e pode mudar o resultado do trabalho. 

Qual a melhor tinta para pintar alumínio?

O tipo mais usado para  pintura do alumínio é a tinta esmalte sintético. Porém, caso a superfície de alumínio precise suportar temperaturas muito altas, há uma tinta específica para atender essa demanda. Também tem a linha de tintas em spray, que é considerado o modo mais prático para pintar o alumínio

 

Como pintar alumínio? Confira passo a passo

  1. Prepare a superfície – Separe os materiais, limpe a superfície que irá pintar e remova possíveis manchas, gorduras, sujeiras, poeiras, etc.

2. Faça a abrasão do material – Lixe bem o alumínio e deixo-o sem partes mal aderidas e todo nivelado. Para que a tinta tenha boa aderência no alumínio, é essencial fazer a abrasão da superfície, elimine possíveis poeiras com um pano e álcool umedecido.

    3. Aplique um primer – Aumente ainda mais o poder de adesão da tinta no perfil de alumínio aplicando uma camada de primer. Além de preparar o alumínio para pintura tratam o alumínio, evitando possíveis descascamentos posteriores.

    4. Passe a tinta – Finalizada toda a preparação do perfil de alumínio, basta passar a tinta escolhida, em quantas demãos quiser ou recomendar o fabricante. Utilize ferramentas que auxiliam esse processo, como o rolo de espuma ou spray. Depois, aguarde o tempo de secagem

    5. Se necessário, passe segunda mão de tinta.

     

    Você precisa de alguém que faça serviços de pintura?

    Aqui na Helpie você encontra pintores perto da sua região e com ótimas avaliações, basta clicar e solicitar!

    Dá um Helpie!

     

    Baixe agora o Helpie!

    botão loja Google Play
    botão loja App Store

    Mais postagens

    2 Comments

    2 Comentários

    1. Guga F.

      Mas precisa mesmo do prime? E se eu pintar direto sobre o alumínio?

      Responder
      • equipemkt55

        O primer proporciona maior aderência quando for aplicar a tinta sobre o alumínio e pode evitar futuros descascamentos da tinta. Portanto, o recomendável é passar o prime sim.

        Responder

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: