Saúde mental e a pandemia: como aprender a equilibrá-los

12 de agosto de 2021

🕐 Tempo de leitura: 5 minutos

Há pouco mais de um ano temos enfrentado uma realidade deturpada, em que tudo que conhecíamos se perdeu e muito do que sonhávamos para o futuro teve de ser adiado. Nossos laços se estreitaram devido ao distanciamento e muitos sentiram pela perda de alguém, ou de tantas pessoas. 

Tivemos de lidar com nós mesmos, como se encarássemos um espelho capaz de refletir desde o nosso exterior até o mais profundo íntimo. Isso trouxe o que por muito tempo buscamos manter longe e que experimentávamos apenas de forma superficial: o autoconhecimento. Descobrimos mais sobre nossos gostos, o que é capaz de nos fazer sorrir e divertir, ou aquilo que de fato detestamos.

A perda naturalmente gera comoção e nos afeta constantemente. Os laços estreitos devido à falta de interação com outras pessoas delineiam como muitas de nossas relações são frágeis. Na internet, muitas vezes, nos deparamos com um cenário em que assistimos vidas perfeitas e irreais e nos sentimos marchando para trás, presos em uma inércia infinita. O toque é distante. Há quanto tempo não vemos e abraçamos aquela pessoa especial?

A realidade em que vivemos se tornou complexa, mas não se deixe levar por aqueles que dizem para nos acostumarmos com o “novo normal”, justificando seus sentimentos conflituosos com o momento atual. A pandemia exigiu e ainda exige certa adaptação e mudança nos hábitos que costumávamos cultivar, mas vale lembrar que você não deve se deixar ser consumido por ela. Mais do que nunca, precisamos cuidar da nossa saúde mental e adquirirmos esse hábito. Aqui vão algumas dicas de como fazê-lo:

 

1.

Use a internet a seu favor

A internet alcançou nossas vidas de forma rápida e vem sofrendo constantes mudanças. Sua chegada permitiu com que otimizássemos tarefas e mantivéssemos uma comunicação à longa distância, mas nem por isso tornou mais fácil criar vínculos concretos. 

Quem nunca sentiu que se afastou de alguém que considerava muito especial porque não conseguiram manter a mesma relação à distância? Aos poucos, essas perdas nos fazem sentir solitários e abalam o nosso psicológico, enquanto as redes sociais continuam a nos mostrar uma realidade fantasiosa.

A verdade é que você deve usar a internet a seu favor. Enquanto nós não podemos abraçar todos aqueles com quem nos importamos, é necessário encontrar outras alternativas para fortalecer os vínculos, e as redes sociais podem ser ótimas aliadas para isso.

Crie grupos do Facebook, WhatsApp ou Telegram que tenham relação com alguma atividade que adora fazer em seu tempo livre e chame seus amigos para participar. Marque uma vídeo chamada com aquela pessoa que você não vê há tempos, mas adora. Passem horas conversando. Dê a si mesmo a oportunidade de se divertir em um bate papo bacana e se lembre que aquela pessoa também está passando por um momento como o seu. 

Não se deixe levar pelas aparências. Foque em si mesmo e no que te faz bem!

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2.

Faça atividades físicas

Você sabia que a prática de atividades físicas melhora o humor e diminui o estresse? Além disso, também ajuda a combater a depressão e a ansiedade. 

O cuidado com a saúde é de dentro para fora, afinal, um complementa o outro. Além dos exercícios físicos serem um empurrão para seu bem estar mental, também auxiliam na sua saúde física. 

Comece com uma caminhada na rua da sua casa, ou até mesmo com os treinos curtos e mais simples do YouTube. Lembre-se de consultar um médico e escolha o que mais te agrada para praticar diariamente!

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3.

Descubra mais do que você gosta

Principalmente por conta das redes sociais, estamos acorrentados à uma realidade onde nos acostumamos a nos comparar com as outras pessoas e buscamos maneiras semelhantes às delas para lidar com os momentos difíceis, acreditando que só há uma forma de alcançarmos a felicidade e a plena satisfação. Com isso, nós nos esquecemos de nós mesmos e daquilo que gostamos, levando-nos a um estado de frustração.

Tire um tempo só para você. Cozinhe, ouça música, saia para caminhar, desenhe, leia ou se jogue no sofá para maratonar aquela série que você curte. O importante é você se conhecer e descobrir o que mais gosta de fazer, o que te traz felicidade e te descarrega das preocupações. Quando você encontrar essas motivações, você vai ganhar um gás bastante saudável! 

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4.

Desconecte-se

É claro que é muito importante estarmos ligados nas notícias e termos ciência de tudo que acontece no mundo à nossa volta, mas se prender somente a elas pode causar mal estar e nos deixar abalados demais. Dê um tempo e respire. Você pode assistir a um telejornal por dia ou acompanhar seus veículos favoritos, mas reserve outros horários para se divertir e cuidar de si mesmo.

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5.

Idealize metas e planos para o futuro

Seja ambicioso e se permita sonhar. Trace metas para o futuro, pois elas vão ser a motivação para te ajudar a passar por esse momento turbulento. 

Apenas tome cuidado para não projetar 100% de suas expectativas em seus planos. Eles podem ser uma base para o seu futuro, mas não devem ser a sua única missão.

Com seus esforços, os resultados aparecem tão rápido quanto imagina! 🙂

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6.

Abra portas para um profissional

Um especialista é tão confidente quanto um amigo. Ele é capaz de te ouvir e encontrar as melhores formas e caminhos que vão te ajudar a passar por esses momentos. 

A terapia é um espaço em que você tem liberdade para compartilhar seus altos e baixos e abrir o coração e mente. 

Para buscar um profissional nessa área, basta acessar www.helpie.com.br ou baixar o Helpie – Contrate Serviços em sua loja de apps. Você pode negociar com o profissional que desejar ou participar de até 4 negociações. 🙂

Lembre-se que aceitar ajuda é um ato de coragem, especialmente nesse momento. 

Tomando os cuidados necessários e seguindo os protocolos, a pandemia irá acabar, mas a cautela e preocupação com a saúde devem continuar sendo prioridades em sua vida. 

Aqui na Helpie você pode contar com psicólogos perto da sua área, basta solicitar!

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4 Comments

4 Comentários

  1. Richard

    Muito interessante, realmente acabei de achar um terapeuta no aplicativo. Boa dica!

    Responder
    • BlogHelpie

      Que ótimo, Richard! Ficamos felizes em saber!

      Responder
  2. Vitoria Abitabile Lopes

    Muito legal! Amei🤩

    Responder
    • mayarahelpie

      😃😃

      Responder

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