Smart Home: saiba como automatizar a sua casa

5 de agosto de 2021

🕐 Tempo de leitura: 2 minutos

Por não ser tão comum entre o grande público, o termo Smart Home (ou “casa inteligente”) não é muito conhecido e, às vezes, pode parecer uma realidade bem distante daquilo que podemos ter em nossas casas. Porém, saiba que, se você achava que só poderia ver uma Smart Home em filmes, a realidade da automação residencial está mais próxima do que se imagina.

 

O que é Smart Home?

Primeiro, é importante entender o conceito de automação que define a smart home. Uma casa automatizada nada mais é que uma residência apta a receber comandos, programações e agendamentos de maneira automática, por meio de tecnologia. Ou seja, nela é possível realizar desde ações simples e banais do dia a dia, como acender a luz e desligar eletrodomésticos, até as mais complexas, como separar a climatização de ambientes diferentes por meio de um assistente virtual.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da Alexa, assistente virtual da Echo Dot vendida pela Amazon. Atualmente, smart speakers são os itens de automação residencial mais populares no mundo. Os dispositivos funcionam como assistentes virtuais ativadas por comandos de voz, através da inteligência artificial. Basicamente, são os comandantes gerais da casa inteligente, pois gerenciam as tarefas e possibilitam a ativação dos aparelhos através da fala.

 

O que pode ser automatizado em uma casa?

São muitos os itens que podem ser automatizados em uma casa. Desde aparelhos domésticos, como cafeteiras, até irrigadores de jardim. Basicamente, tudo o que tiver conexão elétrica pode ser automatizado. Por exemplo:

  • Todo o sistema de iluminação de uma residência;
  • Sensores de presença;
  • Controle e segmentação de temperatura por ambiente;
  • Aquecedores de banheira e(ou) piscina;
  • Janelas, cortinas e persianas (desde que sejam motorizadas);
  • Sistema de home theater;
  • Sistema de segurança (câmeras, trancas e fechaduras digitais que funcionam por comando de voz, biometria etc.);
  • Sistema de irrigação para jardins;
  • Sensores de vazamento de água que desligam o registro geral;
  • Robô aspirador;
  • Sensor de fumaça;
  • Tomadas inteligentes.

 

Por que automatizar uma residência?

O primeiro e mais importante dos benefícios da automação residencial é a segurança. Mesmo longe da sua residência, você consegue visualizar o que está acontecendo dentro e fora dela, por meio de aplicativos de câmeras integradas ao sistema de automação residencial. Também podemos listar a praticidade e conforto, já que com a automação residencial, é possível acionar uma lâmpada estando longe de casa ou em qualquer lugar do mundo, ligar o ar condicionado, a irrigação do jardim e a lareira, há vários outros exemplos do que fazer com mais facilidade com a automação. Tudo isso ajuda as pessoas a ganharem tempo com bem-estar. Além disso, economicamente falando, automação é um investimento que paga a si próprio e ainda te dá retorno. Nada de gastar dinheiro com luzes acesas para as paredes ou com o ar condicionado ligado o tempo inteiro. Um sistema de automação otimiza o uso dos seus eletrodomésticos para a melhor eficiência com o menor custo.

Agora que você já sabe tudo sobre Smart Home e as vantagens de ter uma, que tal estudar a possibilidade? Ah, e se precisar, é só pedir um Helpie 😉

Baixe agora o Helpie!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com a gente