Conheça a estratégia de servitização que vem ganhando o mercado

1 de abril de 2022

🕐 Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe o que é servitização?

A chamada servitização está focada em nada mais do que proporcionar uma experiência completa e inovadora para os consumidores, de forma a não se limitar apenas à entrega do que se é de fato vendido, mas ao pós venda também. Acompanhar o consumidor do começo ao fim, por exemplo, garante muito mais êxito à empresa do que apenas observar a sua jornada de longe. 

A servitização visa principalmente a satisfação dos clientes, portanto, o seu foco é essencialmente na experiência do consumidor final. A estratégia consiste em ir além da venda; fornecer, por sua vez, todo o suporte para o cliente do começo ao fim. Se o cliente possui expectativas somente pelo produto que adquiriu, por que não surpreendê-lo ao ultrapassá-las?

Pode-se dizer que a servitização é o processo para agregar novos serviços aos produtos. Afinal, é comum que o consumidor passe a valorizar mais o serviço do que o próprio produto.

Você vai entender o papel da servitização nesse contexto e entender o porquê de ela estar ganhando tanto espaço nas estratégias de negócios das grandes empresas.

Como surgiu a ideia de servitização

O termo teve sua origem em 1988, pelos autores Sandra Vandermerwe e Juan Rada. Ambos defendiam a diferenciação dentro do cenário comercial e a retenção de clientes. 

Em outras palavras, para que a sua empresa possa se tornar escalável, ela precisa possuir diferenciais. Eles serão capazes de destacá-la entre as concorrentes e precisa adotar estratégias que alimentem a fidelidade dos clientes.

Reter um cliente é um processo que tem se tornado cada vez mais difícil. Isso ocorre porque, com o fácil acesso à comunicação e à informação, os potenciais consumidores conseguem realizar um estudo mais amplo de preços. Além disso, a todo momento são impactados pelas ofertas e publicidade de concorrentes. 

Com dezenas de opções, a retenção se torna uma etapa muito complexa, e o marketing acaba não dando conta de fazer esse trabalho sozinho.

Portanto, a servitização, que vem se tornando cada vez mais importante para as empresas e marcas, surgiu para incluir a prestação de serviços como um dos pilares do processo de venda, uma vez que os consumidores demonstraram que a busca por serviços é uma necessidade.

Como funciona?

Em primeiro lugar, está o estágio inicial. Neste, a empresa preocupa-se apenas com o desenvolvimento do produto. Seu objetivo principal é a venda. 

Em segundo lugar, está o estágio intermediário. Nele trabalha-se com a manutenção de um produto. Ela garante que o cliente seja uma fonte de receita contínua, porque sempre estará precisando dos serviços da empresa.

Por fim, no campo mais extremo da servitização, trabalha-se com a oferta de serviços juntamente com o produto. 

Geralmente, os clientes pagam por uma assinatura para poder usufruir dos serviços ofertados. No entanto, o enfoque é na construção do relacionamento com o cliente, indo além da concentração apenas na venda de um produto. O mais importante é garantir uma experiência incrível para conquistar a satisfação e a fidelidade do cliente.

Marceneiro construindo um móvel de madeira

Por que considerar a servitização como estratégia de negócios?

Fornecer mais do que um simples produto ao cliente e pensar na sua experiência pode ser uma estratégia valiosa para o seu negócio.

Em outras palavras, a implementação da oferta de serviços junto a entrega de um produto pode agregar ainda mais valor ao cliente. Afinal, você estará proporcionando um diferencial; uma razão para que ele não recorra aos seus concorrentes e adote sua marca como a solução para seus problemas.

A servitização permite não apenas oferecer o produto de uma maneira diferente e inusitada, mas de modo a também garantir a permanência do consumidor, trabalhando diretamente no seu relacionamento com ele.

Em razão disso, também possibilita que a empresa se modifique e se reinvente, abrindo mais portas ao fugir da mesmice.

Homem lendo jornal de negócios sobre servitização

Agora a Helpie é parceira de servitização da Vedacit

Você conhece a Vedacit?

A Vedacit, que completou 85 anos de atuação, é líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para reformas e construção civil. 

A empresa conta com mais de 100 produtos impermeabilizantes, materiais para recuperação de estruturas e aditivos para concreto. Ademais, todos os seus produtos são desenvolvidos em laboratório próprio, e sua alta tecnologia permite desenvolver soluções capazes de suportar diferentes dimensões. 

A Vedacit possui 3 unidades fabris, sendo duas em São Paulo e a terceira em Salvador. O trio abastece as demais regiões do país, no entanto, ainda conta com mais quatro regionais acerca do país. Atualmente, também possui mais de 50 mil pontos de venda.

Pensando se aliar às questões voltadas à sustentabilidade, a Vedacit se associou ao Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), adotando boas práticas que afetarão diretamente o desenvolvimento global nesse cenário.

Além de propor soluções inovadoras no mercado, a Vedacit também sustenta uma relação de confiança com as famílias brasileiras, certamente devido à sua proximidade, à medida em que oferece soluções fáceis de usar no dia a dia.

Helpie e Vedacit como solução 

Mãos apertadas em acordo

A Vedacit oferece os melhores produtos para reformas e construção civil no mercado. Enquanto isso, a Helpie oferece profissionais qualificados para atender às necessidades de pintura, instalação, reformas e dezenas de outros serviços. 

Pensando em uma forma de inovar e garantir a fidelização dos clientes, a Vedacit se uniu a Helpie para facilitar o processo de compra e melhorar a experiência do consumidor final, oferecendo, consequentemente, servitização para aqueles que a consomem.

Com a união dessas duas esferas, o solicitante contará com a solução perfeita no momento de resolver os seus problemas. 

Ao adquirir os materiais ideais para a sua reforma ou construção, ele também poderá solicitar nossos Helpers para ajudar a colocar todos os seus planos em prática.

Em suma, com essa parceria o cliente final não desfrutará apenas do produto, como também irá adquirir uma jornada conjunta até a conclusão do serviço.

Dia 31 de março, a Helpie participou da FEICON, um dos maiores eventos voltados para a construção civil e a arquitetura, junto com a Vedacit, para divulgar a parceria. O evento contou com diversas inovações do mercado, incluindo desde equipamentos e produtos sustentáveis, à robôs e construções fora da caixa.

Comprou algum material Vedacit? Agora é só pedir um Helpie! É bem fácil, basta clicar aqui para solicitar o profissional que precisa. Em seguida, o cliente só precisa logar na sua conta pelo app ou site e acompanhar o seu pedido. Até quatro profissionais irão até ele para negociar! 🙂

 

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