5 passos para começar a trabalhar como um profissional autônomo

22 de novembro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 5 minutos

O profissional autônomo é aquele que não possui vínculo empregatício, ou seja, trabalha por conta própria ou em mais de uma empresa.

O trabalho autônomo tem se tornado cada vez mais comum na vida dos profissionais. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de trabalhadores autônomos aumentou 4,6% em comparação a 2019, chegando a 25,4 milhões.

Quais formas de trabalho os profissionais autônomos possuem?

Trabalhadores autônomos podem trabalhar de duas maneiras: como profissionais liberais (sem nenhum vínculo empregatício), ou como prestadores de serviços com profissões não regulamentadas.

O primeiro, diz respeito àqueles profissionais de profissão regulamentada e que não possuem vínculos empregatícios, tais como os advogados, psicólogos e engenheiros, isto é, todos aqueles que possuem conselhos de classe ou sindicatos (OAB, CREA, CRP, entre outros).

Já os prestadores com profissões não regulamentadas, são aqueles que não necessitam de qualificação para prestar seus serviços, como por exemplo cozinheiros, cabeleireiros, diaristas ou marido de aluguel.

Vantagens de atuar como um profissional autônomo

Tratando-se de um modelo de trabalho que está em constante crescimento, é bacana entender o porquê de sua ascensão.

Um dos principais motivos para o crescimento acelerado do número de profissionais autônomos desde 2019, foi a pandemia do coronavírus, em que muitas empresas não conseguiram segurar seus funcionários devido aos custos e houveram altas taxas de demissões. Com isso, muitos profissionais acabaram recorrendo às atividades informais. 

Uma das vantagens em atuar como um profissional autônomo é ter, literalmente, autonomia para tomar as próprias decisões. Portanto, não há outro alguém para coordenar questões como horário de trabalho, agenda, valores ou projetos. Dessa forma, você consegue conciliar melhor o seu tempo com outras atividades.

Além disso, ao regularizar o seu trabalho, você também poderá contratar um ajudante quando a sua demanda aumentar. 

Mas não é apenas por não trabalhar para alguém, que você deve deixar a disciplina e a qualificação de lado. Pelo contrário, se você quer ser bem reconhecido e remunerado, é preciso estar sempre em busca de se tornar o melhor profissional

Como começar?

Agora que já te mostramos as vantagens de se tornar um profissional autônomo, você deve estar se perguntando por onde começar. 

Isso é mais simples do que parece! Separamos alguns passos que vão te ajudar a entender melhor o caminho a percorrer.

1.

Entenda se você possui o perfil de um profissional autônomo

Você se considera disciplinado, organizado e alguém que gosta de assumir a liderança? Então é por esse caminho! 

Um profissional autônomo não deve ter medo de tomar decisões, deve aprender a administrar suas finanças da melhor forma possível e buscar se qualificar frequentemente. 

Ainda que haja muitas vantagens nessa forma de atuação, o profissional autônomo não conta com os mesmos benefícios CLT. Portanto, é essencial que haja um bom planejamento, seja para definir questões como carga de trabalho, férias ou aposentadoria.

retorno investimento painel energia solar

2.

Defina o seu mercado

Escolha trabalhar com aquilo que você realmente goste ou mande bem! Essa é, definitivamente, uma das dicas mais importantes e que com certeza vai mudar a forma com a qual você enxerga as coisas. Além disso, fazer aquilo que você gosta irá melhorar a sua produtividade, afinal, seu tempo de trabalho se tornará mais saudável e prazeroso.

Entenda mais sobre o mercado que você irá atuar, a região e analise a concorrência para entender sua relevância e, assim, poder traçar suas metas e precificar seu job.

Por fim, é só montar o seu plano de negócios.

durabilidade painel energia solar

3.

Regularize o seu trabalho

É bem mais simples lidar com impostos ao optar por alguma forma de regularização. O MEI, por exemplo, garante uma série de benefícios que vão te ajudar muito com suas atividades profissionais, uma vez que você passa a ter um CNPJ aberto.

Com isso, é possível até mesmo emitir Nota Fiscal para seus clientes e contratar um ajudante no futuro.

manutenção painel energia solar

4.

Se organize financeiramente

É muito importante não misturar suas finanças pessoais com as do seu negócio. Para algumas pessoas, controlar o fluxo de dinheiro é uma missão impossível, o que ocasiona, geralmente, em problemas financeiros e em mais um mês de aperto.

Saber administrar suas finanças é o primeiro passo para conseguir atingir seus objetivos, sejam eles trocar de carro, comprar um imóvel ou até mesmo sair para se divertir sem estresse.

É importante definir quais são seus gastos profissionais, ou seja, aquilo que você gasta com o transporte ou material de trabalho, por exemplo, dos pessoais, como as despesas de casa e o que investe em lazer, a fim de que você possa ter um melhor controle de caixa.

Somente com uma boa organização você conseguirá definir os seus preços de forma inteligente e lucrar com seu trabalho.

manutenção painel energia solar

5.

Não deixe o marketing de fora!

Lembre-se: agora é você por você! Toda a questão da divulgação dos seus serviços, da retenção de clientes e fidelização depende apenas de você. 

É muito importante dominar as estratégias de marketing para alcançar o sucesso! Essa etapa não pode ser deixada de lado. 

Por isso, é sempre bom estudar a respeito e se aprofundar no assunto. Caso não seja sua praia, hoje em dia existem muitos profissionais freelancers que entendem muito sobre e podem fazer isso por você, especialmente na internet, o veículo de comunicação que mais tem ganhado força nos últimos anos. Além do custo ser menor, é uma ótima forma de você se aproximar dos seus clientes!

 

manutenção painel energia solar

Hora de começar!

 Viu como não é tão difícil? 🙂

Agora que você já sabe quais são os 5 principais passos para se tornar um trabalhador autônomo, é hora de colocar a mão na massa e aproveitar os resultados!

Baixe agora o Helpie PRO!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com a gente