Como utilizar o WhatsApp Business 

15 de setembro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 2 minutos
O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais utilizados no mundo e se tornou uma ferramenta de trabalho no cotidiano das empresas e pessoas. Porém, com o uso constante, pode se tornar confuso e improdutivo misturar contatos e conversas pessoais com profissionais.

Por esta razão o WhatsApp lançou sua versão Business, voltada para uso corporativo, com foco em pequenas e médias empresas e está disponível para celulares com sistema Android e iPhones com iOS.  

Pensado como uma solução empresarial, o Business é um aplicativo separado do WhatsApp original.

Um detalhe muito importante é que cada versão precisa estar atrelada a um número de telefone diferente. Ou seja, se você dispõe de apenas um chip, não poderá utilizar os dois programas simultaneamente. O ideal é utilizar o WhatsApp padrão com seu número particular e o Business com seu número de trabalho. 

Contando com algumas ferramentas interessantes voltada aos negócios, o WhatsApp Business pode ser uma forma eficaz e aprimorada de comunicação entre funcionários e entre empresas e seus clientes.

Em seguida vamos mostrar como instalar e utilizar o aplicativo: 

1 – A primeira coisa a fazer é baixar e instalar o aplicativo oficial na loja do seu smartphone; 

2 – Após a instalação, o Business irá apresentar uma tela perguntando qual número de telefone você vai utilizar no aplicativo. Caso você tenha apenas um chip e um número de telefone, poderá optar por usar apenas o Business, apesar desta não ser a forma como o programa foi pensado para uso, ela é possível e nesse caso todos os dados e conversas do WhatsApp normal serão importados para o Business automaticamente; 

3 – Na sequência será pedido que você configure o Perfil Comercial, onde poderá incluir informações importantes para seus clientes, como foto de perfil, endereço físico, site, e-mail para contato, dias e horários de atendimento etc. É importante frisar que estas informações devem estar sempre atualizadas e corretas, pois passarão a imagem de confiabilidade, credibilidade e segurança para seus clientes. Com o perfil comercial pronto, é só começar a utilizar o WhatsApp Business. 

Agora, veremos algumas das ferramentas que diferenciam esta versão do WhatsApp da versão original: 

Ao acessar a opção “Ajustes da Empresa” no menu do programa você tem acesso a algumas funcionalidades bem interessantes: 

  • Criar um catálogo para seus serviços e produtos. Muito útil, principalmente para quem não dispõe de um site, esta ferramenta permite que seus clientes já tenham acesso a importantes informações sobre você e sua empresa já no contato inicial. É possível colocar foto, preço e descrição de um produto ou serviço; 
  • É possível atribuir etiquetas para cada cliente a fim de organizar suas conversas e contato como, por exemplo, novo cliente, novo pedido, pendente, pago e pedido finalizado. Para adicionar uma etiqueta a uma conversa, basta clicar no cabeçalho da janela na qual ela está aberta e definir a etiqueta a ser utilizada; 
  • E, por fim, é possível configurar mensagens personalizadas como uma mensagem de “saudação” padrão a ser enviada automaticamente quando um cliente entrar em contato pela primeira vez ou uma mensagem de “ausente” para as mensagens recebidas fora do horário de atendimento e definir quem vai recebê-las (é possível enviar apenas a contatos fora da sua lista, evitando que sejam enviados a amigos e contatos particulares). 

Configurando e utilizando o WhatsApp Business como uma verdadeira central de atendimento ao cliente, seu contato comercial será incrementado e proporcionará agilidade e destaque para seu negócio e, contando com o apoio da Helpie, o sucesso está em suas mãos.  

Conte com a Helpie para estar bem-preparado, informado e em contato com os melhores clientes e negócios! 

Baixe agora o Helpie PRO!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

Dicas e sugestões para marceneiro  

Dicas e sugestões para marceneiro  

Ser marceneiro é trabalhar em uma das primeiras profissões que o homem desenvolveu. Uma nobre arte de conhecer os tipos de madeira, as melhores ferramentas para uso, desenvolver projetos e móveis sob medida não apenas úteis, mas decorativos e indispensáveis. Assim...

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com a gente