Dicas e sugestões para marceneiro  

19 de setembro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 3 minutos
Ser marceneiro é trabalhar em uma das primeiras profissões que o homem desenvolveu. Uma nobre arte de conhecer os tipos de madeira, as melhores ferramentas para uso, desenvolver projetos e móveis sob medida não apenas úteis, mas decorativos e indispensáveis. Assim como todo ofício, a marcenaria evoluiu e continua se modernizando.  

Atualmente, é preciso saber utilizar o computador, redes sociais, modernas ferramentais e organizar sua marcenaria para oferecer um serviço diferenciado que se destaque dos concorrentes. 

A seguir oferecemos algumas dicas de marcenaria e sugestões para te ajudar a se tornar um marceneiro diferenciado que possa se destacar no marcado.  

1 – Uso do computador  

Saber usar o computador cada vez mais é fundamental para elaborar projetos, utilizar as redes sociais para divulgar seu trabalho e controlar seus fluxos financeiros, tonando sua marcenaria mais moderna e competitiva. 

Com os requisitos e medidas oferecidos pelo cliente em mãos, você pode contar com programas de computador para elaborar projetos de forma mais rápida e que permitem uma pré-visualização antes de iniciar o talhar na madeira. Já as redes sociais poderão ser suas melhores amigas na hora de divulgar seus trabalhos já concluídos através das postagens de belas fotos e conteúdo que enalteçam seu produto e serviço. O controle de entradas e saídas de dinheiro, contas e máquinas para pagamento com cartões também podem fazem uso de computadores. 

2 – Organização e trabalho em equipe 

Um bom marceneiro precisa de uma marcenaria organizada, limpa, moderna e que permita uma realização segura e efetiva do seu trabalho. Organizar o local por setores e guardar as ferramentas nos locais adequados evita acidentes, perdas e quebras. Crie corredores para melhorar o fluxo de materiais e pessoas. Estabeleça rotinas de limpeza e, muito importante, destine cada resíduo e material de forma correta, separando recicláveis por tipo (madeira, papéis, plásticos etc.). Porém, é preciso que toda a equipe participe para que tudo se mantenham e ordem e seguro. Conscientizar e engajar sua equipe, independente do tamanho, é essencial.  

3 – Controle e métricas 

Tempo, dinheiro, pessoas, matéria-prima. Estes são exemplos de recursos empregados em sua marcenaria. E recursos são escassos. Planejar sua rotina e trabalho, sabendo o quanto de cada recurso que é utilizado e em cada momento é bastante recomendável para saber onde estão ocorrendo desperdícios e prejuízos. Só se pode melhorar e controlar aquilo que se mede.  

Medir seus processos é um excelente passo para auxiliar na precificação do seu produto. Comece com perguntas dos tipos: 

  • Quanto tempo é necessário em cada etapa? 
  • Quantas pessoas? 
  • Quanto de matéria-prima será utilizado em cada etapa? 
  • Como é a montagem? 

Responder a cada uma destas perguntas lhe dará condições de desenvolver uma gestão eficiente e diferenciada do seu negócio. 

4 – Relação com o cliente 

Cada cliente é um universo de expectativas, desejos e particularidades diferentes. Saber se relacionar é sempre a melhor opção para obter sucesso. Tomar decisões em conjunto com seu cliente vai deixá-los mais próximos e evitar retrabalhos quando algo não for aprovado após ter sido concluído. Ser pontual e comprometido pode parecer o básico, mas muitos profissionais perdem clientes exatamente por errar nestes pontos. Não cumprir prazos, deixar de comparecer a reuniões ou visitas e não estar disponível e acessível certamente lhe fará perder seu cliente. Lembre-se que para ele um móvel sob medida não é apenas algo para guardar roupas ou decorar um ambiente, pode ser a realização de um sonho ou desejo antigo. Uma propaganda ou avaliação negativa por parte de algum cliente pode significar perder trabalhos e ter prejuízos futuramente. 

E agora que você e sua marcenaria estão prontos para o sucesso, conte com a Helpie para aproximá-los de seus clientes com maior rapidez, segurança e agilidade e tenha muitos trabalhos e oportunidades! Conte sempre com a Helpie! 

Baixe agora o Helpie PRO!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com a gente