Erros que você não deve cometer na hora da pintura

19 de novembro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 3 minutos

Pintar um ambiente pode transformá-lo e renová-lo como nenhum outro elemento de decoração é capaz de fazer. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a pintura não tem apenas função estética. Ela também é a primeira linha de proteção contra ventos, sol e chuva. Por isso, existem alguns erros que você não deve cometer ao realizar essa atividade.

Uma pintura mal feita pode durar menos do que deveria, acarretar gastos futuros com repintura e aumentar o trabalho de manutenção. Além disso, a estética da casa também pode sair prejudicada por causa da falta de uniformidade da pintura, descascamento precoce, enrugamento da tinta e marcas de pincel. Com o tempo, ainda surgem as preocupações com o aparecimento de manchas e até formação de mofo.

Existem vários tipos de pintura e cada um exige uma forma de preparação da superfície a ser coberta, uma técnica de aplicação. Boa parte dos problemas relacionados a essa fase da obra ocorre porque as pessoas insistem em usar a pintura como disfarce para alguns defeitos da construção, ou alguma patologia da obra, antes de consertá-los. 

Se a parede estiver trincada, ou apresentar algum bolor ou infiltração, a pintura não vai resolver o problema, ao contrário, vai ocultá-lo durante certo tempo, antes do seu reaparecimento.

Quer evitar esses problemas? Então confira, neste post, quais são os erros que você não deve cometer na hora da pintura.

Pintar em dias de chuva

Dias chuvosos definitivamente não contribuem para a qualidade da pintura. Isso acontece porque a umidade atrapalha a aderência e o acabamento da tinta na parede. A superfície precisa estar bastante seca para um bom resultado. 

Por isso, ainda que você tenha que esperar para terminar o trabalho, é ideal para poder entregar um serviço bem feito ao seu cliente.

Não realizar um planejamento

Acredite ou não, apostar nas cores certas faz total diferença para um ambiente, seja em sua harmonização com os móveis ou na finalidade de determinado cômodo.

Cada cor estimula uma sensação diferente, por isso, é necessário total atenção na hora de escolhê-las. Como se trata de um ambiente para estudo ou trabalho, você pode considerar cores claras ou neutras. O azul, por exemplo, oferece uma sensação de tranquilidade para você realizar suas atividades.

Escolher a cor certa é uma ótima forma de diminuir as distrações e aumentar a produtividade.

Ignorar a limpeza

Para entregar um bom resultado para o cliente, a limpeza é um ponto importantíssimo a ser considerado. Realizar a pintura já pensando na limpeza final otimiza bastante o processo.

Antes de começar a pintar, proteja toda a mobília, o chão e as fechaduras. Para isso, utilize folhas velhas de jornal ou uma lona e fita de proteção. Evite substituir a fita própria para pintura por outras, como fita isolante, pois a tinta pode escorrer e estragar o acabamento.

Não limpar rolos e pincéis

Não limpar e preservar os materiais é algo que pode gerar mais custo no processo de pintura e, consequentemente, maior desconforto para seu cliente. Portanto, essa é outra dica importantíssima.

Não se esqueça de limpar os materiais após o uso. Proteja-os, lavando cuidadosamente rolos e pincéis com água e detergente e embrulhando-os em papel plástico ou em papel-alumínio. Dessa forma, eles mantêm a forma por muito mais tempo e você evita novos gastos.

Esquecer do acabamento

Cada ambiente tem um tipo de acabamento ideal, e é importante que você leve isso em consideração para poder entregar um bom trabalho para seus clientes. 

As paredes com pequenos defeitos na superfície são melhoradas com tinta fosca, pois esse efeito ajuda a mascarar as imperfeições. Por outro lado, em paredes lisas, o ideal é utilizar tintas acetinadas, brilhantes ou com semi brilho, já que são mais duráveis e facilitam na hora de limpar.

 

Hora de pôr as mãos na massa!

Agora que você já sabe quais erros evitar na hora da pintura, é hora de pôr tudo em prática!

E se quiser conquistar mais clientes, venha ser um Helpie Pro!

Baixe agora o Helpie PRO!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta