Formas de pagamento: entenda quais você pode oferecer

29 de setembro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 3 minutos

No mercado atual, além de um profissional pensar na qualidade de um bom atendimento para oferecer aos seus clientes, ele deve considerar as melhores formas de pagamento. Com diferentes perfis de clientes, essa se tornou uma grande vantagem competitiva. 

Você precisa atender seu público e saber se adaptar a ele. Se o cliente gosta de usar o cartão de crédito e o smartphone para pagar pelas compras, você precisa se adequar a essas necessidades e oferecer o máximo de conveniência possível — ou ele pode acabar procurando o concorrente.

Por isso, não basta ter bons preços, um produto ou serviço excelente e um atendimento de qualidade: é preciso diversificar as formas de pagamento para atrair clientes e aumentar suas vendas.

A seguir, você vai conhecer as principais opções do mercado e aprender a escolher as melhores para o seu negócio:

 

 

1.

Dinheiro em espécie

Esta talvez seja a forma mais tradicional de realizar pagamentos. Apesar do crescimento do uso de cartões nos últimos anos, ainda existem aqueles consumidores que preferem o dinheiro em espécie. Ele é usado principalmente pela população que não possui conta em banco e acesso a serviços financeiros.

Portanto, não dá para ignorar os pagamentos em dinheiro, por mais avançada que esteja a tecnologia nessa área.

Apesar das vantagens de receber o dinheiro no ato e sem a cobrança de taxas, acumular muito dinheiro em espécie com você não é nada seguro e pode colocá-lo na mira de assaltantes.

 

Divulgação serviços

2.

Cartão de crédito ou débito

Estes são dois dos meios eletrônicos de pagamentos mais utilizados no Brasil e, portanto, indispensáveis nos negócios. Entre as vantagens do cartão de crédito para o cliente, está a praticidade de comprar sem ter dinheiro em espécie e a possibilidade de parcelar a compra. Já o cartão de débito permite que ele efetue transações imediatas, tendo uma moeda de negociação a partir do momento em que paga à vista.

O cliente ainda fica mais seguro do que ao se deslocar com grandes quantias de dinheiro físico e não precisa realizar saques nem enfrentar filas nos bancos para poder comprar.

O profissional, por sua vez, praticamente é obrigado a aceitar cartões de crédito e débito justamente pelo grande número de clientes adeptos a eles. Uma boa vantagem competitiva é aceitar variadas bandeiras de cartão para atingir um segmento maior do público-alvo.

 

Divulgação serviços

3.

Boleto bancário

Esta é uma forma de pagamento muito comum no universo e-commerce. Por meio de um programa de computador, a empresa emite um boleto, que possui código de barras numérico. O cliente, por sua vez, paga o boleto, e o dinheiro é transferido para o negócio em até três dias úteis, descontada a taxa de emissão do boleto.

O jeito mais fácil é pagar pelo internet banking, app do banco ou carteira digital. Mas, se o consumidor ainda for do tipo “offline”, ele consegue pagar o boleto no caixa eletrônico ou tradicional do banco e nas casas lotéricas. Inclusive, o boleto amplia o público-alvo, já que também é possível contemplar as pessoas que não possuem convênio com nenhum banco.

prestar bom atendimento

4.

PIX

O Pix tem se tornado uma alternativa segura e prática aos compradores. Por isso, é importante oferecer essa solução para aumentar as taxas de conversão e aprovação. Um pagamento pelo sistema Pix pode ser feito de duas formas: transferência bancária ou escaneamento de QR Codes.

Nesse formato de pagamento, o profissional consegue receber valores instantaneamente, direto na conta, e tem disponibilização imediata do valor transferido; além da redução das etapas no checkout. Tudo isso dá mais agilidade às vendas.

 

prestar bom atendimento

Agora que você já sabe quais opções de pagamento pode oferecer ao seu cliente, que tal conferir esse artigo sobre como ter sucesso nas suas negociações?

Baixe agora o Helpie PRO!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com a gente