O cliente não voltou? Veja alguns erros que você pode estar cometendo

19 de julho de 2021

Fidelizar e conquistar mais clientes é a principal meta de qualquer empreendedor ou autônomo. Com a grande concorrência atual, se destacar é cada vez mais importante.

Existem diversos motivos que fazem um cliente não te procurar mais. Listamos aqui alguns erros que você pode estar cometendo e precisa mudar já.

1.

Problemas com o atendimento

Os problemas com atendimento são um dos principais motivos para seu cliente não voltar mais ao seu estabelecimento. E existem diversos problemas relacionados:

  1. Falta de atenção com o cliente: Isso é algo que tem se tornado comum e motivo de várias reclamações por parte dos clientes. Hoje, com o uso frenético dos celulares, muitas vezes os profissionais também os utilizam. É extremamente desagradável quando você precisa ser atendido e o profissional o ignora pois está mexendo no celular.
  2. Abordagem agressiva: Alguns clientes sabem exatamente o que querem e estão em busca disso. Outros gostam de analisar suas opções, talvez pesquisar preços. Cada um tem seu ritmo, e vendedores, atendentes e empresários precisam entender e respeitar o ritmo de cada um.
  3. Despreparo: O despreparo de um profissional é algo que nunca passa despercebido por quem está interessado em um serviço. Se o cliente pede ajuda e encontra um profissonal que não sabe as informações sobre o serviço e nem consegue ajudá-lo a tomar uma decisão, o cliente sentirá que está no lugar errado, pois o profissional não está pronto para recebê-lo e atender as suas necessidades.
Problemas com o atendimento

2.

Não tratar o seu serviço como a solução dos problemas do cliente

Esse é um ponto crucial que você precisa saber. O seu serviço não deve ser apenas um item que agregará a pessoa, seu serviço será a solução do problemas dela.

É importante que você tenha essa percepção, dessa forma irá buscar sempre conhecer melhor sobre o serviço que oferece e aperfeiçoá-lo, pois isso aumenta seu repertório de argumentos e te faz ter mais autoridade.

destratar problema cliente

3.

Não se importar com o pós venda

Outro ponto que é um dos principais motivos para clientes não voltarem. Sabe aquela situação que você teve um problema com um serviço, o pós venda foi péssimo e você pensou “nunca mais contrato esse profissional”? Então, é muito importante que não se sintam assim sobre você.

Se algum cliente te procurar foi houve um problema após o atendimento ou realização do serviço, seja solicito, procure ajudar e resolver da melhor forma. Isso com certeza aumenta seu valor enquanto profissional.

pós vendas ruim

4.

Preço fora do mercado

Geralmente, quando alguém está interessado em um serviço, realiza o orçamento com vários profissionais. Nesse momento, é analisado o preço, forma de pagamento, prazo de entrega e outros fatores que o cliente pode achar importante.

O preço, normalmente, é o principal item na escolha. Dificilmente um cliente paga muito caro, por isso, é importante acompanhar o preço do mercado. Já que, um cliente pode te tirar da sua lista de orçamentos quando seu preço fica muito alto se comparado aos concorrentes.

Procure entrar em contato com seus clientes que não fecharam um orçamento e entender o que ocorreu e qual o motivo dele não ter fechado com você. É um ótimo momento para melhorar.

preço fora do mercado

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