Pós venda: o que é e como melhorar o seu

29 de outubro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 3 minutos

Tão importante quanto atrair novos clientes, é fidelizar os antigos. O pós-venda nada mais é do que o atendimento prestado ao cliente após a aquisição de um produto ou serviços, etapa tão ou mais importante quanto as outras do processo de venda. 

Valorizar e dar atenção ao consumidor é fundamental para que ele volte a adquirir seu produto ou serviço. Além disso, um cliente bem atendido pode atuar como divulgador da sua marca, o que aumenta a visibilidade do seu negócio. Por isso, encantar clientes antigos com um pós-venda memorável é de extrema relevância.

Você sabia que existem formas simples, mas eficientes, de manter o contato com os clientes sem ser importuno? Confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar a melhorar o seu pós venda:

 

1.

Peça feedback ao cliente

O feedback oferecido pelo cliente serve como referência para avaliar o grau de satisfação, qualidade do serviço, custo e etc. É interessante ter esse contato com os clientes após a realização do serviço e perguntar o que eles acharam da experiência, se tiveram alguma dúvida ou algum problema.  

Vale ressaltar a importância de levar em conta essas opiniões e respostas dadas pelos clientes na hora de pensar em novos produtos/serviços ou em melhorias dos já existentes.

Divulgação serviços

2.

Entre em contato em datas especiais

Clientes são pessoas comuns, repletas de sentimentos. Profissionais e marcas que entram em contato em datas especiais, como aniversários, revelam sua preocupação não apenas com a venda, mas também com o bem-estar da pessoa.

Aproveite as datas comemorativas para conceder “mimos” a seus compradores. Descontos e promoções exclusivas para essas ocasiões são super bem-vindas.

Caso você não disponha de muitos recursos para promover ações de marketing, uma simples mensagem de feliz aniversário já surte excelentes resultados.

Divulgação serviços

3.

Não passe o problema para frente

O cliente ligou e precisou de você. Foi do seu nome que ele lembrou quando precisou de alguém de confiança, faça isso valer a pena, mostre que você se importa com o que ele necessita.

A confiança é fundamental no processo de fidelização. Caso o cliente lembre de você é porque o pós-venda obteve sucesso, mas caso você não corresponda à expectativa que ele criou, todo o trabalho pode ir por água abaixo.

 

 

 

 

prestar bom atendimento

4.

Tenha um serviço de suporte eficiente

Da mesma forma que o profissional entra em contato com o cliente, o cliente também entra em contato com o profissional.

No pós-venda, o contato pode manter um canal de comunicação aberto e funcional, que consiga atender a demanda existente. Abandonar os clientes após a venda é um dos erros que não podem ser cometidos. Eles precisam de suporte e apoio, além da possibilidade de que os mesmos possam estar atrás de informações sobre novos serviços para voltar a negociar com o profissional. Pode apostar que esses são erros gravíssimos! 

prestar bom atendimento

Hora de colocar em prática!

Depois de aplicar essas dicas para o seu dia a dia, temos certeza que muitos clientes voltarão a te procurar. 

Lembre-se que uma experiência ruim repercutida na internet pode ser o suficiente para destruir a reputação de uma marca ou profissional.

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