Tendo em vista diminuir os efeitos nocivos causados pelo cimento tradicional no meio ambiente, o cimento sustentável (ou ecológico) tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil.
Conforme dados da ONU, 5% de toda a emissão de CO2 tem relação com a produção do cimento, ou seja, agride diretamente a atmosfera.
Isso ocorre porque, para a sua produção, são misturados diversos materiais tóxicos, entre eles, o clínquer, em suma, precisa usar muita energia elétrica para ser produzido.
Produzir uma tonelada de clínquer resulta em aproximadamente 900 kg de dióxido de carbono e queima de 60 a 130 kg de combustível fóssil. Em outras palavras, agride severamente o meio ambiente.
No cimento sustentável, por outro lado, os resíduos granulados de alto forno substituem uma porção de 30% a 70% do clínquer. Portanto, reduz a produção de CO2 em até 95% e o gasto de energia em 80% — uma redução significativa.
A busca pela substituição do cimento tradicional para o ecológico tem como objetivo diminuir o consumo de energia e a extração de matéria prima, ressignificando, por sua vez, o mercado da construção civil.
Vantagens do cimento sustentável
Além de ser vantajoso para o meio ambiente, o cimento ecológico também pode trazer uma série de benefícios para aqueles profissionais que o utilizam.
Listamos alguns deles para você conhecer:
1 – Custo mais acessível
Como resultado da produção ser mais barata devido à redução do consumo de energia, seu preço no mercado também é mais acessível.
2 – O cimento ecológico tem maior durabilidade
Em segundo lugar, o cimento ecológico também possui um ciclo de vida maior do que o tradicional, o que, consequentemente, reduz seu gasto com o material ao longo do tempo.
3 – Baixo calor de hidratação
O cimento sustentável, devido ao baixo calor de hidratação, também acaba gerando menos fissuras do que o cimento comum.
4 – Possui maior estabilidade
Há quem diga que o cimento tradicional é mais firme. Entretanto, o cimento sustentável é resistente a sulfatos e por essa razão pode ser utilizado em locais onde há maiores índices de corrosão, como por exemplo em obras marítimas ou onde haja presença de líquidos agressivos.
5 – Reduz os gases poluentes
Tendo em vista a substituição de parte do clínquer durante a fabricação, o cimento ecológico traz uma redução bastante significativa na produção de poluentes, como o CO2, por exemplo.
Outras vantagens do cimento sustentável
Em resumo, além dos benefícios citados acima, o cimento sustentável proporciona diminuição dos combustíveis fósseis durante a fabricação, utiliza menos energia elétrica, tem maior impermeabilidade e é tão proveitoso quanto o cimento convencional.
Onde utilizar o cimento ecológico?
O cimento sustentável, também classificado como CP III, pode ser aplicado em diversas situações, isto é, seja em obras simples ou mais complexas, sobretudo nas obras de concreto-massa.
Veja onde você pode utilizar o cimento ecológico:
- Aplicação de argamassa;
- Aplicação de revestimento;
- Elementos pré-moldados;
- Artefatos de concreto;
- Obras que serão feitas em ambientes mais agressivos;
- Peça de maior dimensão;
- Para construir barragens;
- Pilares;
- Fundação de máquina;
- Reforma simples;
- Pavimentação;
- Solo-cimento;
- Rejunte de azulejos;
- Rejunte de ladrilhos;
- Em passagens de esgotos, ou tubos e canaletas para passagem de líquidos agressivos;
- Obras que sejam submersas;
- Pavimentação de estradas;
- Pisos industriais.
Explore este material!
O cimento sustentável tem sido cada vez mais procurado pelas empresas e pelos profissionais de modo geral, uma vez que proporciona inúmeras vantagens tanto para quem utiliza, como para as obras, por exemplo.
Entre elas, destacam-se o baixo custo e a cautela com o meio ambiente, que, em outras palavras, passa a ser cada vez menos prejudicado.
Além disso, a consciência em relação à questão ambiental já vem sendo implementada no dia a dia dos profissionais.
Portanto, agora que você já conhece mais sobre o cimento sustentável, suas vantagens e suas funcionalidades, que tal experimentar esse método que chegou para revolucionar a construção civil?
E não se esqueça de contar aqui para a gente o que você acha sobre! Vamos adorar saber. 😉