Você sabe quantas oportunidades o seu negócio pode estar perdendo sem presença digital? A migração para o ambiente online é fundamental para o sucesso de qualquer empresa ou profissional.
Nesse post, iremos te explicar tudo o que você precisa saber sobre.
Para que serve presença digital?
Ser conhecido e ter uma boa reputação online, em especial nas redes sociais, é imprescindível para qualquer empresa ou profissional, considerando a mudança atual de comportamento da maioria dos consumidores que usam a internet como fonte de informação, entretenimento, conhecimento e relacionamento. A presença digital de uma empresa ou profissional virou critério básico para um bom desempenho. Quando você tem um site ou uma rede social ativa, o seu negócio consegue atingir clientes que moram em bairros vizinhos do seu empreendimento ou até em lugares mais distantes
Então, o que é presença digital?
Você é daqueles que quando precisa de ir a um lugar pesquisa no Google? Se sim, bem, isso é um hábito mais do que comum nos dias atuais. Seja um restaurante, outra cidade ou até país, quando precisamos conhecer um lugar, usamos os nossos buscadores na web.
E o que isso tem a ver com o seu negócio? Tudo! Quando falamos em presença digital, estamos nos referindo a toda imagem ou informação da sua empresa na web. Ou seja: pode ser uma página no Facebook, uma conta no Instagram, um site, blog ou no Google. Assim, onde quer que um cliente procure por informação da sua empresa ou serviço, ele pode encontrar. Além de, claro, conseguir estar presente digitalmente para atrair novos clientes.
Quais ferramentas posso utilizar?
Redes sociais
O Brasil está em segundo lugar em relação às empresas que mais utilizam essas ferramentas digitais. Em média, ficamos diariamente 3h34 acompanhando as publicações de amigos e empresas, além de comentar as fotos. A pesquisa ainda mostrou quais são as redes sociais mais utilizadas em nosso país. A lista em ordem decrescente tem esta classificação: Youtube, Facebook, WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, Twitter, LinkedIn, Pinterest e Skype.
No entanto, não adianta publicar em todas as mídias sociais que citamos acima. Afinal, nem sempre o seu público estará em todos os lugares. Para fazer uma comunicação com eficiência, é importante conhecer o local onde estão os seus clientes. Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa interna com os consumidores atuais. Independente de qual rede social for escolhida, você deve transmitir um conteúdo de qualidade para o seu público, tirando as dúvidas dos consumidores, além de mostrar quais são as principais tendências de mercado.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta muito utilizada por empresas e profissionais. Em um passado não muito distante, as empresas tinham o hábito de enviar somente materiais publicitários para os clientes. O excesso incomodava e o cancelamento dos usuários era inevitável.
No ambiente digital, a empresa que busca enviar materiais de qualidade e com informações completas sobre um determinado assunto ganha a atenção do usuário. Portanto, antes de enviar um e-mail, verifique o impacto que a mensagem pode trazer para a vida de uma pessoa. Assim, terá a certeza que está no caminho certo.
Blog Corporativo
Outra ferramenta interessante no ambiente digital é o blog corporativo. Ele pode ser utilizado para melhorar a relação entre os consumidores e a empresa. Para conseguir retorno com essa ferramenta, você deve otimizar os seus conteúdos para que eles sejam encontrados pelos usuários do Google.
Nos blogs corporativos, o seu conteúdo deve ser original e atualizado. Assim, você consegue manter a fidelização dos clientes. Além de falar sobre os seus produtos e serviços, um blog pode tirar dúvidas dos clientes com artigos, e-books e outros materiais importantes em sua jornada.
Marketplace
Existem vários marketplaces onde você pode divulgar seu serviços e captar mais clientes. A Helpie, por exemplo, é um deles. Conectamos você com quem está buscando pelos serviços que você oferece.
Leia mais artigos voltado aos helpers: https://bloghelpie.wordpress.com/helpers/