As duas profissões são parecidas, mas existem diferenças fundamentais entre esses ofícios.
Afinal, qual é a diferença entre carpinteiro e marceneiro?
O que é um marceneiro?
O marceneiro é o profissional que é um artesão da madeira. Ou seja, o marceneiro trabalha a madeira para transformá-la em móveis, obras de arte, artesanato e peças em geral.
O que fazer para ser marceneiro?
Para ser marceneiro, é necessário ter conhecimentos básicos notrabalho com ferramentas como o formão e a plaina. Além disso, é importante entender dos tipos de madeira, medidas e tamanhos.
Existem cursos profissionalizantes para a área, além de ser possível aprender o ofício com outros profissionais.
O que é um carpinteiro?
O carpinteiro é um profissional que também trabalha com madeira, mas no segmento ligado à construção civil. Dessa forma, produz tábuas, vigas e outras estruturas para construções.
O que fazer para ser carpinteiro?
Da mesma forma que para a marcenaria, a carpintaria é um ofício que normalmente é aprendido com outros profissionais mais velhos. Também existem cursos técnicos, o que é muito importante para o trabalho de precisão que a profissão exige.
É necessário, também, aprender a operar corretamente máquinas elétricas, como asserras e plainas.
Mercado de trabalho para carpinteiro e marceneiro
Para as duas profissões, o mercado de trabalho tem diversas oportunidades. Além de trabalhar de forma autônoma, é possível se candidatar para vagas em oficinas e também na indústria.
Os próprios cursos profissionalizantes podem ajudar a indicar boas vagas e, por isso, uma boa dica para quem já está começando é buscar os cursos para se especializar cada vez mais.
Qual a diferença entre marceneiro e carpinteiro?
Manejo da madeira
A principal diferença é em relação ao manejo da madeira. A carpintaria é voltada para uma produção mais industrial, como a fabricação de peças de madeira para a construção civil, por exemplo.
A marcenaria, por outro lado, possui processos mais artísticos e mais detalhistas, e é voltada para a fabricação de móveis planejados, por exemplo. A marcenaria nasceu a partir da carpintaria, através de uma necessidade de trabalhos mais detalhados e delicados.
Tipo de madeira
Outra diferença entre esses dois ofícios está na qualidade da madeira utilizada por cada um. A marcenaria lida com madeiras nobres e de boa qualidade, uma vez que os móveis e enfeites feitos pelos marceneiros exigem este material de qualidade superior.
Já a carpintaria normalmente lida com a madeira maciça, em seu estado natural. Como a produção é mais rápida e objetiva, esse tipo de madeira cumpre bem seu papel.
Entendeu a diferença? Solicite já um carpinteiro ou marceneiro aqui na Helpie, perto da sua região!
Fonte link: https://www.ferramentaskennedy.com.br/blog/carpinteiro-e-marceneiro-tudo-que-voce-precisa-saber