Comidas típicas chinesas: conheça os principais pratos.

7 de setembro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 3 minutos

A culinária chinesa, além de ser uma das mais antigas e exóticas no globo terrestre inteiro, vem crescendo e dominando bastante o mundo culinário. Não é muito difícil você encontrar por aí, seja em cidades grandes ou pequenas, restaurantes chineses. 

Pratos como Yakissoba, Frango Xadrez, Rolinho Primavera e o Tofu Recheado são de descendências chinesas e um sucesso por todo o mundo. 

Quer saber mais sobre a culinária chinesa, os pratos típicos e suas características? Continue por dentro desse blog que vamos te deixar com água na boca! 

 A culinária chinesa e suas características 

A culinária chinesa é muito famosa e conhecida pela sua riqueza de detalhes, sabores exóticos, textura e cores. Alguns de seus ingredientes principais são o alho-poró, o gengibre e a pimenta.

A culinária chinesa não é tão fácil de definir pois cada região do país possui diferentes ingredientes, sabores e receitas, a China é vasta em cultura e diferentes territórios. 

Por exemplo, no Norte o trigo é o ingrediente mais amado por lá, já nas regiões centrais as pimentas são famosas e muito usadas. 

Na China, os opostos se atraem, o doce e salgado, frio e quente, macio e crocante, picante e agridoce, assim como no Yin e Yang.  

Uma curiosidade que poucos sabem é que a culinária chinesa também é usada para fins medicinais, religiosos, filosóficos e políticos. 

 Do exótico ao que faz sucesso 

Por ser um país grande e com muita grandeza cultural, a culinária chinesa tem sua parte diferenciada e o que muitos chamam, exótica, com iguarias como gafanhoto, cobra, carne de cachorro, barbatana de tubarão, entre outros.

Isso tudo se dá pelo seu histórico do passado que é marcado por guerras que levaram a população à fome e miséria. Porém, a culinária chinesa é famosa pelos pratos conhecidos diante de todo o mundo como o Yakissoba, Frango Xadrez e o famoso Rolinho Primavera. 

 

Pratos típicos chineses 

Camarão à moda de Xangai: O camarão à moda de Xangai é um prato de camarão cinza frito, refogado no saquê. 

Frango Xadrez: Neste prato o frango é frito e refogado com cubos de cebola, pimentão, salsão e gengibre ao molho de soja 

Yakissoba: O prato é composto por um macarrão que pode ser frito numa chapa, ou não, e que, geralmente, é do tipo talharim ou do tipo lámen.  

Chop Suey: O Chop Suey consiste em pequenos pedaços de carne cozidos e salteados com legumes. 

Rolinhos-primavera: São rolos relativamente pequenos feitos com massa de farinha, tipicamente de arroz, água e sal, recheada de vegetais e que, ocasionalmente, levam carne ou camarão.  

Arroz Chinês: Essa receita tem a base de arroz, mas pode ser incrementada com vários outros tipos de ingredientes. De verduras a carnes, o arroz chinês muitas vezes é preparado até com ovos. 

Guioza: Essa receita se assemelha a um pastel de massa bem fininha. Os recheios podem ser bem diversos, mas normalmente é feito com carne de porco e temperos, como alho e gengibre. 

Ficou com vontade?

Um jantar ou festa temática chinesa, já pensou? Na Helpie você encontra cozinheiros que estão dispostos a te proporcionar essa experiência perto da sua região, solicite e veja as melhores opções para você! 

Baixe agora o Helpie!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com a gente