Economia de água: boas práticas para adotar agora mesmo!

27 de agosto de 2021

🕐 Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas vezes tratada como um bem infinito, a água é um dos recursos naturais que mais dá sinais de que não vai durar por muito tempo devido ao uso desenfreado, às mudanças climáticas e às intervenções humanas no meio ambiente. Por isso, é importante falarmos sobre economia de água.

Infelizmente, o desperdício de água é algo muito comum no nosso dia a dia. A atitude de gastar mais do que precisamos acaba passando despercebida. E isso é algo que é nocivo não apenas quando pensamos nas contas do mês, mas também para o meio ambiente.

Por isso, é importante repensar e reconhecer pequenas atitudes que podem mudar sua forma de consumo de água. Reunimos aqui algumas dicas que vão te ajudar, confira:

 

1.

Encurte os banhos

Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo embaixo do chuveiro para 5 minutos, apenas 45 litros são utilizados. Portanto, o ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo. Além disso, para potencializar a economia, desligue o chuveiro ao lavar o cabelo e ao se ensaboar.

economia na conta de luz

2.

Desligue as torneiras

As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício. Escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta pode representar um gasto de 12 litros de água. Por isso, feche-as bem sempre que não estiver usando água. Fique atento também se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada. No período de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados apenas pelo mau fechamento das torneiras.

retorno investimento painel energia solar

3.

Cuidado com os vazamentos

Infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que você perceba e representar um elevado desperdício de água – além de dar um susto na conta que chega no final do mês. Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor. Nesses casos, o ideal é buscar ajuda especializada.

 

durabilidade painel energia solar

4.

Não lave calçada com mangueira

Não utilize a mangueira para lavar a calçada; além de desnecessário, o consumo de água é grande. Prefira uma vassoura ou água de reuso.

 

manutenção painel energia solar

5.

Reaproveite sempre que possível

A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos, lavar o quintal e até regar plantas.

 

manutenção painel energia solar

6.

Atenção com a máquina de lavar

O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. Alguns eletrodomésticos mais modernos também oferecem um modo econômico, que gasta até 30% menos água e energia.

 

manutenção painel energia solar

7.

Use a descarga com consciência

Se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água. Utilize-a somente quando houver necessidade e não jogue lixo no vaso sanitário. Já existem sistemas desenvolvidos para liberar água na bacia sanitária de acordo com a necessidade. A válvula de duplo acionamento pode ser instalada tanto em descargas de parede quanto em caixas acopladas.

 

manutenção painel energia solar

Agora que você já sabe quais são algumas das formas de economizar no consumo de água, é hora de pôr em prática. Também é importante tentar conscientizar as pessoas ao seu redor. Quanto mais gente economizando, melhor!

E caso estiver precisando de um eletricista, solicite pela Helpie!

Baixe agora o Helpie!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com a gente