5 passos para escolher uma paleta de cores para sua casa

3 de setembro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 4 minutos

Creio que a maior dificuldade das pessoas e as perguntas que mais recebo de leitores é como escolher ”paleta de cores” “cores que combinam”, “uma parede amarela na sala fica legal?”, “queria saber usar as cores de forma harmônica”. Todo mundo parte do princípio do medo e da vergonha “Se eu pintar dessa cor não sei se ficará legal”, é só mais uma insegurança que a gente alimenta por não querer se sentir ridículo. Estou errada?

 

Fique de olho no seu armário

Corra e busque referências nas suas roupas. Quais tons você mais compra? Se sente bem usando cores mais pastéis ou escuras? Obviamente não é uma regra que funcionará com todos, mas é uma ferramenta poderosa pra percebermos algo bem pessoal e que pode te dar pistas intuitivas.

 

Encontre umas inspiração central

Pode ser a partir de um tecido estampado, uma almofada que você ama, uma imagem agradável de um cartaz ou qualquer objeto de arte. As cores já foram pensadas por profissionais e já te sensibilizou a ponto de mexer com você. Aposte nelas!

 

 

Que tal uma paleta inicial de 5 cores?

Após escolhido o seu elemento central, identifique nele as cores que te enchem os olhos e faça o exercício a seguir de maneira atenta. Não se cobre por uma definição imediata, aprimorar esses tons será mais adiante.

Cor base: Comece então identificando que cor você quer na base, por exemplo. Geralmente quando compramos ou alugamos uma casa todas as paredes são brancas, certo? Então defina o tom de branco (mas pode ser um tom escuro se você quiser ousar, rs). Esse tom de branco (temos muitos brancos no home center, viu?) será a cor base de TODA a sua casa.

Cor neutra: Novamente olhe para a sua inspiração central e observe qual ou quais cores estão agindo como cor de fundo para deixar a composição mais harmônica. Você encontrará provavelmente um cinza, um bege ou mesmo um tom mais suave de azul ou verde. Seja qual for a cor, ela deve ser capaz de agir como uma cor neutra e reunir outras cores, uma cor que transite entre tons frios e quentes.

 

 

Começar com essas duas cores definidas tornará mais fácil mudar suas cores de destaque em qualquer época.

Cor principal: Essa é a cor que se repetirá por toda a sua casa. Observe os seus painéis no Pinterest, volte ao seu armário, fique atento as últimas referências salvas. Assuma as rédeas e deixe a insegurança de lado. Verde, azul, rosa, amarelo? Não é uma escolha definitiva, você pode mudar após um tempo.

Você pode usar essa terceira etapa da escolha da cor principal em cada cômodo. Lembre-se que as cores tem um poder emocional sobre nós, logo uma cor estimulante (vermelho, laranja amarelo) tendem a ser mais energizantes e cores frias (azul, verde, cinza) são mais relaxantes.

Cores de coordenação: Chegamos as cores que estarão presentes para harmonizar a sua paleta e essa é a hora de usar o círculo cromático, esse lindinho facilitador da VIDA:

Funciona da seguinte forma:

O esquema de cores análogo usa cores próximas umas das outras na roda de cores. Exemplo: azul marinho, azul e turquesa. 

Esquema de cores complementares são as cores opostas umas às outras na roda de cores. Exemplo: roxo ameixa e amarelo mostarda.

O esquema de cores da tríade usa 3 cores espaçadas em intervalos regulares ao redor da roda de cores. Exemplo: verde brilhante, vermelho-violeta e laranja brilhante.

O esquema de cores complementares divididas é um par de cores complementares mais um vizinho a uma das cores. Exemplo: azul, laranja e amarelo. 

O esquema de cores Tetrad usa 4 cores – 2 pares de cores complementares. Exemplo: vermelho-violeta e verde brilhante com turquesa e laranja.

Esse processo é bastante interessante, divirta-se!

 

Reúna tudo até aqui

Agora a parte mais legal de todas: Correr na loja e ficar um bom tempo olhando aqueles mostruários de tintas com seus tons de nomes engraçados. Sabe aquele baralho com escala de cores que a gente abre como leque? Ele mesmo <3 Veja as possibilidades de acordo com a paleta que você montou até aqui e faça suas anotações, tente visualizá-las em cada ambiente.

O momento da liberdade

Aqui você finalmente cria asas, se desfaz dos seus medos e ganha o mundo. Se você chegou até aqui, já adquiriu segurança no que irá fazer e tenho certeza que sua paleta de cores fluirá por toda casa. Pegue essas cores e troque-as por todos os cômodos, sempre seguindo sua referência. Você pode variar a matriz e a saturação dependendo do ambiente, ou usar apenas duas ou três cores no quarto, um tom mais forte na cozinha, etc.

Se você busca por um decorador, solicite na Helpie! 

Fonte link: https://acasaqueaminhavoqueria.com/5-dicas-para-escolher-uma-paleta-de-cores-para-sua-casa/

Helpie!

Baixe agora o Helpie!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

Sintomas de ansiedade, entenda

Sintomas de ansiedade, entenda

Quando falamos em ansiedade, nos remetemos a algo que em algum momento já sentimos, a ansiedade é uma sensação que todo individuo presencia, porém quando os sintomas começam a se tornar intensos e bem mais frequentes a ansiedade começa a se tornar uma preocupação e...

Pintar alumínio? Aprenda o jeito mais prático

Pintar alumínio? Aprenda o jeito mais prático

Você sabe qual a procedência do alumínio? Para extrair o alumínio é feito um processo de refino da bauxita que resulta em um pó branco, parecido com o açúcar, a alumina. Em seguida a alumina passa por um processo eletroquímico e é transformada em alumínio.  O alumínio...

20 dicas para revisar e aumentar sua segurança digital

20 dicas para revisar e aumentar sua segurança digital

Com o avanço das tecnologias móveis e de comunicação, ter um smartphone, notebook, computador de mesa ou tablet não só conectados à internet como também em redes sociais e sites e/ou aplicativos de bancos e serviços financeiros se tornou algo presente na vida de cada...

1 Comments

1 Comentário

  1. HG

    Artigo muito útil! Parabéns

    Responder

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com a gente
%d blogueiros gostam disto: