Volta às aulas: saiba o que não pode faltar

18 de fevereiro de 2022

🕐 Tempo de leitura: 7 minutos

Após dois anos exercendo todas as atividades — como trabalho e estudos — em casa devido a pandemia do coronavírus, muitos jovens estudantes e universitários por fim estão se preparando para a volta às aulas presenciais.

Depois de muito tempo sem ir à escola ou à universidade, é comum que muitos dos estudantes se sintam ansiosos e cheios de expectativas, afinal, o que antes era muito comum e considerado uma rotina, transformou-se em uma novidade para muita gente. 

Além de toda ansiedade pelo retorno ao convívio social, é comum que muitos estudantes e pais não saibam como começar a se planejar para a volta às aulas presenciais.

Afinal, entramos em um período em que começa a bagunça de materiais escolares, mochilas e muito papel pela casa. Nada melhor do que um planejamento para definir e controlar a organização.

Para te ajudar, preparamos uma lista com os materiais que não podem faltar na volta às aulas do seu filho ou suas! Vem conferir:

12 coisas que não podem faltar no seu checklist de volta às aulas

1. Lápis de escrever

O lápis é um dos materiais mais usados no dia a dia e, por conta disso, eles se gastam rapidamente. Por isso, é preciso pensar com cuidado em quais investir. 

Se você já planeja comprar para o ano inteiro, é considerável comprar quatro lápis, pensando em dividir seu uso para cada semestre letivo. 

Você deve observar dois fatores na hora de escolhê-lo: o grafite e a madeira. O grafite deve ser bem resistente, para não precisar apontar tantas vezes por dia, deve ter um bom deslizamento para não cansar as mãos e não falhar na escrita.

A madeira, por sua vez, deve ter inclinação na ponta, linear e ser simples de apontar, afinal de contas não é nada legal perder muito tempo para apontar um lápis devido à complexidade e acabar deteriorando a sua vida útil de forma tão rápida. 

Os da Faber Castell são ótimas opções para você investir, afinal, têm ótima durabilidade e atendem a todos os requisitos. 

Se você estiver pensando em lapiseiras, se atente a espessura do grafite, porque os mais finos quebram facilmente e são mais leves para escrever, mas os mais grossos têm maior durabilidade e são mais parecidos com os lápis. 

Manuseie bem a lapiseira para ter certeza de que ela é confortável e possui um bom deslizamento. 

Lápis de escrever e papéis coloridos

2. Borracha

Pode parecer bobeira, mas pensar nesse item é super importante para a sua volta às aulas. 

A borracha é utilizada com grande frequência, afinal, é quase uma dupla inseparável do lápis de escrever.

Por isso, pense em uma borracha que não esfarela muito ao apagar e tenha uma boa firmeza. Pode ter certeza que vai facilitar muito o seu dia a dia!

Borracha cor de rosa

3. Apontador de lápis

Escolha uma marca que já confie para investir em um bom apontador, um item que vai dizer muito sobre a vida útil dos seus lápis!

O apontador com depósito traz uma ótima vantagem para quem utiliza muito o lápis de escrever.

Hoje em dia, é mais fácil encontrar apontadores automáticos, mas os preços são um pouco mais salgados. 

Você pode ir no que preferir e achar mais vantajoso, só tenha cuidado para não escolher um que danifique a ponta dos seus lápis!

Apontador de lápis

4. Canetas esferográficas

De ponta fina, grossa, de tinta preta ou azul… As canetas estão sempre presentes no dia a dia.

Você pode escolher a cor que mais utiliza, mas é sempre bom ter uma de cada, para cada necessidade que surgir. 

Faça um teste e escolha sempre a mais confortável, tendo em vista que se for muito dura pode comprometer o manuseio. 

Compre sempre a mais, porque as canetas geralmente acabam rápido e você não precisará ficar na mão. 

As canetas da BIC e Compactor são opções muito bacanas para você experimentar.

Pessoa escrevendo em um caderno

5. Lápis de cor, canetas coloridas e marca-textos

Se você está procurando por itens que deem um glow nas suas produções, aposte em muitos lápis de cor, canetas coloridas — inclusive as velhas e ótimas canetinhas em gel — e marca-textos de muitas cores.

Principalmente agora que o lettering está no hype, apostar em decorar seus materiais de estudo podem dar um super gás durante as aulas e te ajudar a revisar os conteúdos posteriormente.

Lápis coloridos para a volta às aulas

6. Estojo

Quem nunca sofreu porque escolheu o estojo errado? Ou grande demais, ou pequeno demais, de uma cor que suja facilmente…

Você consegue encontrar bons estojos por um preço acessível principalmente em marketplaces, como a Shopee, por exemplo.

Tenha certeza de que o tecido dele é bom, não rasga facilmente e é espaçoso o suficiente para que caiba todos os seus itens.

Estojo de melancia para a volta às aulas escolares

7. Fita adesiva e cola

Vez ou outra esses dois itens vão ser super importantes e salvarão a sua vida! Então, pense sempre sobre carregá-los em seu estojo.

Além disso, as fitas adesivas coloridas podem ser os itens ideais para decorar seus planners e bullet journal, que estão super em alta no momento.

Materiais escolas para a volta às aulas

8. Caderno ou fichário

E é claro que um dos itens mais importantes para a volta às aulas são os cadernos — ou o fichário. 

Hoje em dia existem várias formas de você gastar pouco com esses itens, que geralmente são caros. A customização é uma dessas formas.

Você pode decorá-los com imagens que você curte e tornar o que antes era simples a sua cara!

Escolha aquele que achar mais prático e ideal para se organizar no dia a dia. Uma dica para economizar caso você tenha muitas disciplinas ou escreva muito é apostar nos fichários ou pastas sanfonadas, dessa forma, é só acrescentar as folhas conforme for usando.

Caderno cor de rosa

9. Planner ou agenda

Para entender qual é o melhor para você, é essencial entender qual a sua necessidade.

Se você precisa fazer muitas anotações no dia a dia, tarefas que precisa entregar ao longo dos meses, a agenda pode ser a escolha ideal, uma vez que ela é datada e tem a durabilidade de um ano. 

O planner, por outro lado, possui espaços menores para anotações. Em contrapartida, ele te permite fazer anotações e planejamentos sobre todos os seus momentos.

Além disso, por conta da sua estética e distribuição, te estimula a se planejar e faz com que você se concentre nos seus objetivos e metas.

Planner para organização durante a volta às aulas

10. Mochila

A mochila é um item que nos acompanha essencialmente no dia a dia, sobretudo para a volta às aulas. 

Por isso, invista em uma confortável e espaçosa para carregar tudo que precisa. Em caso de crianças, o ideal é que a mochila tenha rodinhas para não prejudicar a coluna.

Investir em uma boa mochila é super importante, afinal, quanto melhor for a qualidade, maior a sua vida útil.

Mochila azul aberta com materiais escolares

11. Bloco de notas autoadesivo

Os bloquinhos de notas coloridinhos são uma mão na roda no dia a dia de estudos e um ótimo aliado para a volta às aulas.

Além de você poder utilizar para fazer anotações importantes, você pode utilizar para marcar páginas de um livro ou caderno, por exemplo.

Planner aberto sobre a mesa com blocos de notas autoadesivos e materiais escolares

12. Kindle

Embora o Kindle seja um produto com um preço mais alto, é um recurso facilitador para quem precisa ler muito — e isso está presente principalmente em cursos de graduação.

Ainda que muitas pessoas tenham apego aos livros físicos, o Kindle pode te ajudar a otimizar seu tempo com a leitura, tem um peso super leve, portanto você consegue transportá-lo sem muito trabalho, e você consegue comprar livros por um custo menor, além de poder abrir arquivos em PDF.

Um recurso que pode incrementar não apenas a sua volta às aulas, como também a sua vida pessoal caso você possua o hábito da leitura.

O Kindle você encontra no site da Amazon.

Kindle utilizado para estudo

Preparado para a volta às aulas?

Agora que você já tem tudo anotado, que tal começar a investir em seus novos materiais para voltar às aulas bem preparado?

Você pode separar suas inspirações no Pinterest para definir bem o que deseja adquirir. Pode ter certeza que você estará bem mais preparado para começar o ano!

E não se esqueça que para você continuar recebendo mais dicas é só nos seguir nas redes sociais e continuar acompanhando nosso blog. 😉

Baixe agora o Helpie!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta