Como superar os desafios da maternidade e começar a empreender

6 de maio de 2022

🕐 Tempo de leitura: 4 minutos

A maternidade pode parecer um desafio na vida de muitas mulheres que pensam em empreender ou para aquelas que buscam oportunidades formais no mercado.

A independência financeira é o objetivo de muitas pessoas, mas, para aquelas que são mães, a busca por esse sonho pode ser ainda mais difícil.

Entenda quais são os desafios enfrentados por essas mulheres, saiba como é possível lutar contra essas barreiras e alcançar a inserção e a independência no mercado.

Principais obstáculos decorrentes da maternidade

Mulher tentando trabalhar enfrentando desafios da maternidade

Segundo uma pesquisa realizada pela FGV, 48% das mulheres ficam desempregadas 1 ano após o parto. Embora esse contexto tenha evoluído com o passar dos anos, ainda existem empresas enferrujadas, que interrompem de forma abrupta o processo de readaptação das mães no mercado de trabalho.

Neste mesmo contexto, está o ato de empreender. Além do investimento de capital, o empreendedorismo demanda investimento de tempo, elemento este que as mães não têm de sobra.

Há uma enorme pressão sobre as mulheres quanto ao início da própria carreira. Por isso, muitas delas desistem de iniciar um projeto e acabam adiando esse sonho tão estimado.

Conciliar a vida profissional com a pessoal muitas vezes é um desafio. Em uma entrevista para a Fundação Telefônica Vivo, Juliana Martins, de 24 anos, conta que sua filha a acompanhava em suas jornadas de trabalho, porque não tinha com quem deixá-la. Outras mulheres também lamentam que não há tempo suficiente para se dedicarem somente às crianças e por vezes isso acaba afrouxando suas relações afetivas.

Uma pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora apontou que as mulheres investem 24% a mais do tempo para as atividades de casa, portanto, a maior parte do trabalho doméstico ainda recai sobre elas.

Nesse contexto que parece opor a maternidade e o empreendedorismo — ou o exercício da atividade profissional no geral — como antagonistas, como tornar possível a independência financeira da mulher que é mãe? 

Passamos pelos principais portais e, com base nas experiências vivenciadas por esse grupo de pessoas, reunimos um material para te ajudar nessa missão. Dá uma olhada:

Dicas para concilicar a maternidade e a independência financeira

Mulher conquistando a liberdade ao sair de uma gaiola

Entenda mais sobre o que você gosta de fazer

Conhecer a si mesma nunca é demais. Esse processo pode começar a partir do entendimento do que você gosta de fazer em seu tempo livre e compreender como seus gostos podem te ajudar a executar suas atividades de modo que elas não se tornem massivas e desgastantes.

Dessa forma, você entenderá qual o tipo de negócio ideal para si mesma e poderá seguir para seu plano de negócios

Inicie um plano de negócios

Nada de deixar as coisas “acontecerem naturalmente”. Quando se trata de negócios, é super importante você transcrever o que tem em mente e colocar toda a estratégia no papel. 

O plano de negócios vai te ajudar a visualizar seu projeto como um todo e as etapas necessárias para conseguir alcançar os resultados que você busca. 

Dessa forma, você não será refém de surpresas e conseguirá ser mais assertiva com seus objetivos.

O céu não é o limite

Sonhar é imprescindível para conquistar. Portanto, foque nas experiências similares de mulheres que, assim como você, são mães e iniciaram essa mesma jornada há mais tempo. 

Saber o que deu certo e o que não deu é muito importante para que você consiga acertar. Lembre-se que você está suscetível a erros, mas o estudo e a vontade de fazer acontecer podem te levar mais longe do que palavras de desmotivação. 

Organize o seu tempo

Se o tempo é indispensável tanto para a maternidade quanto para o empreendedorismo, por que não gerenciá-lo melhor?

Uma atividade não precisa necessariamente suprimir a outra, pelo contrário. Você deve separar bem o seu tempo para os negócios e para a sua vida pessoal. Afinal, quantas mamães de sucesso não existem por aí?

Somente organizando o seu tempo você conseguirá administrar tudo sem que saia do seu controle e sem comprometer a sua saúde mental

Torne-se uma protagonista

Ser mãe é um protagonismo que a vida te concede. É o papel imprescindível na vida daqueles que estão ao seu redor. Também é o porto seguro de muita gente.

Mas você, mãe, já parou para pensar no protagonismo que você tem em sua própria história? 

Foque naquilo que você almeja alcançar e seja persistente. Somente você será capaz de realizar o que tanto sonha.

Formalize o seu negócio

O que é se tornar empreendedora sem de fato começar a executar?

O primeiro passo para erguer o seu negócio é formalizá-lo. Estude a melhor forma de abrir uma empresa e coloque a mão na massa. Caso você queira começar como prestadora de serviços, também é possível abrir um MEI para obter algumas vantagens, como emissão de notas fiscais e a contribuição para o INSS, por exemplo. 

A poucos passos de se tornar uma empreendedora de sucesso

Representação da mulher feliz na maternidade e sorrindo para o celular

Você viu que a maternidade pode ser realmente desafiadora, ainda que seja uma parte tão bonita da vida. Contudo, nenhum desafio deve ser maior do que a sua ambição. 

Você está cada vez mais perto de se tornar uma empreendedora de sucesso, então não pare por aí! Coloque as dicas de hoje em prática e veja o seu sonho ganhar forma. Depois, conta aqui pra gente como foi todo esse processo.

Ah, e se precisar de um lugarzinho para fazer seu job acontecer, pode contar com o Helpie PRO. ❤️

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

11 + 13 =

Baixe agora o Helpie PRO!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta