Dominar as redes sociais é importante para os meus negócios?

As redes sociais têm se popularizado bastante durante a última década, e, com a expansão dos meios de comunicação, tornou-se essencial trazer seus negócios para o universo digital.

Antes, o objetivo das redes sociais era facilitar a comunicação a longa distância, entretanto, com o passar dos anos, grandes marcas passaram a utilizar esses meios como ferramentas para se promover, fidelizar clientes e alavancar suas vendas. 

Que tal entender como você pode fazer o seu negócio crescer através dessa ferramenta mágica? 🙂

Benefícios de se aliar às redes sociais

Hoje em dia, sabemos que não basta apenas vender um bom produto ou serviço para torná-lo popular e, consequentemente, fazer seu negócio crescer. 

Com certeza você já conheceu aquela pessoa que ganhou um novo cliente apenas por causa do boca a boca, e divulgar seu job nas redes sociais não é tão diferente disso.

O que grandes marcas buscam é promover suas marcas e torná-las conhecidas; de fabricarem desejo em potenciais consumidores para, em seguida, levá-los ao estágio de compra e, enfim, ao da satisfação

Portanto, com o tempo, tanto as grandes marcas, como empresas e prestadores de serviços começaram a dar atenção a um veículo muito mais prático para poder conquistar tudo isso rapidinho, sem gastar muito e, definitivamente, sem estresse!

As redes sociais são umas das poucas ferramentas capazes de criar uma ponte super legal entre a marca e o consumidor, isso porque aumenta a interação entre eles e gera uma aproximação capaz de fidelizar os clientes com facilidade. 

Entenda a linguagem do seu público e aplique em suas redes sociais

As pessoas fogem de empresas e profissionais engessados, porque eles dão uma sensação de inacessibilidade. 

Portanto, é fácil dizer que o público quer consumir marcas mais jovens, aquelas que buscam se atualizar conforme as tendências, dominam uma linguagem mais simples e, acima de tudo, que estejam 100% dispostas a escutá-las! 😉

Contudo, você já parou para pensar se trabalha dessa forma com seu negócio?

A Netflix, por exemplo, é uma das maiores plataformas de streaming atualmente e uma das marcas que obtém melhor desempenho nas redes sociais, isso porque ela sempre busca dar atenção aos seus seguidores, respondendo comentários de maneira mais descontraída e utilizando memes como recurso. Com uma amizade dessas, quem vai querer ir embora?! 

Com tantas opções, qual é a ideal para o meu negócio?

De fato, seu negócio pode se adaptar e gerar mais resultados em uma rede social do que em outra. Mas pode ficar tranquilo, porque todas elas se complementam! 

Você pode abordar alguns temas no Twitter, em que cabe utilizar frases mais curtas e é ideal para criar hashtags e interagir com seus seguidores, mas também pode apostar em vídeos curtos, engraçados e informativos no Tik Tok, já que a maioria dos seus seguidores vão estar presos àquela correria do dia a dia e não têm muito tempo para gastar. 

Redes sociais não faltam! Por isso, caso seu negócio exija postagens mais longas e detalhadas, o lugar certo é o Facebook! E não esqueça do Instagram, os grandes influenciadores residem lá e você logo vai entender o porquê deve mirar bem nesse alvo para expandir seus negócios! 

A dica é: quanto mais você puder usar ao seu favor, melhor!

Apostando em influenciadores digitais para expandir meu negócio

Influenciadores digitais têm ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos, especialmente no Instagram. 

Por conta disso, através dos posts e dos stories nas redes sociais, eles atraem um denso grupo que partilham de interesses em comum e os influenciam. 

É como o famoso boca a boca, a diferença é que um número muito maior de pessoas é influenciada no processo. E é aí que está seu melhor artifício! 😉

Muitas marcas, mesmo as maiores, optam por se promover através de influenciadores ao invés das promoções pagas que as próprias redes sociais ofertam. 

Isso ocorre porque, na grande maioria das vezes, esses criadores de conteúdo geram resultados mais concretos, afinal, é bem mais convincente ouvir uma opinião positiva de alguém que você segue e confia, né?  

Basta você saber o nicho certo para divulgar seu negócio e mergulhar de cabeça. 

Porém, fica de olho: nem sempre o que conta são os seguidores do influenciador, mas o engajamento que ele tem e que pode proporcionar. 

Que tipo de conteúdo devo produzir para as minhas redes sociais?

Mais importante do que postar nas redes sociais, é saber o que postar. 

As pessoas que te acompanham não estão interessadas apenas em legendas bonitas e em um feed esteticamente agradável, senão também em conteúdos relevantes, que de fato agreguem valor a elas.

Aqui vão algumas dicas de posts pra você investir com toda a confiança que com certeza vão fazer as redes sociais dos seus negócios bombarem:

1 – Posts em formato carrossel (são aqueles que possuem uma sequência de templates e os conteúdos estão distribuídos neles);

2 – Enquetes (contribuem muito para o engajamento);

3 – Posts interativos no feed;

4 – Stories sobre o dia a dia no trabalho, ou que tragam um conhecimento bacana para o seguidor.

E por falar em engajamento, lembre-se de ser o mais atencioso possível com aqueles que te acompanham. As pessoas não curtem marcas enferrujadas, desatualizadas e pouco atenciosas. 

Aproveite a linguagem informal e use e abuse dos memes para fazer da sua marca uma grande parceira dos seus clientes! 

Como começar a inserir as redes sociais nos meus negócios?

Atualmente, investir nas mídias sociais para promover seus negócios não é coisa de outro mundo. 

Existem vários cursos disponíveis na internet ou nas próprias redes sociais que podem te ajudar muito com isso!

O SEBRAE, por exemplo, proporciona uma série de cursos voltados para a área, que vão te ajudar a se destacar mesmo começando do zero!

Agora que você já sabe como alcançar o sucesso dos seus negócios de forma autônoma e simples através das redes sociais, que tal começar a investir nessa ferramenta? 

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