Realizar um bom trabalho não é a única parte importante da prestação de serviços. É necessário ter cuidado com certos hábitos e costumes e estar atento à forma como conduz suas atividades no ambiente de trabalho, a fim de poder proporcionar uma ótima experiência para o cliente, imaginando que futuramente ele pode te recomendar para um amigo ou fechar negócio com você de novo.
Tendo em vista melhorar o seu atendimento, causar uma boa impressão e executar um bom serviço, vamos te mostrar 5 erros desastrosos cometidos por alguns profissionais (talvez, por você mesmo) que devem ser evitados. Vamos lá?
Calçados sujos
Sabemos que uma das coisas que as pessoas mais detestam é sujeira. Às vezes, não nos damos conta, mas trazemos muitas bactérias de fora que, especialmente durante a pandemia, podem comprometer a higiene do local.
Imagine que antes de você ir para a casa do seu cliente ele tenha recém terminado a limpeza do piso. Ao chegar da rua, com os pés molhados ou sujos, você pode acabar causando logo de cara uma má impressão.
Se necessário, traga outros calçados ou cubra os seus com propés de plástico. O importante é se precaver!
E não se esqueça do álcool em gel e máscara! A pandemia ainda não acabou. 😉
Cumprimento desrespeitoso
Atente-se na hora de cumprimentar o seu cliente (ou da ausência de um cumprimento). É muito importante se mostrar bastante educado, por isso não se esqueça de dar um “oi!” simpático. Mas cuidado para não soar muito íntimo. Beijo no rosto, abraços ou palavras calorosas demais podem demonstrar uma intimidade maior do que lhe foi dada. Se você não conhece 100% o seu cliente, melhor não extrapolar!
Usar roupas indiscretas
Não importa o quão liberal o espaço de trabalho possa ser, evite ir à vontade demais. É sempre essencial causar boas impressões e mostrar seu lado mais profissional durante seu serviço. Pensando nisso, risque da sua lista roupas curtas ou decotadas demais, chinelos (dependendo do tipo de serviço que você presta), ou até mesmo a ausência delas, como a camiseta, por exemplo.
Escolha roupas ideais para a sua especialidade e que sejam confortáveis para você. Caso sua profissão envolva algum material ou equipamento específico, lembre-se de estar adequadamente equipado com eles. 🙂
Fumar ou beber no local
Pode apostar que esses são erros gravíssimos!
Enquanto trabalhamos, devemos estar sóbrios para executarmos um bom serviço. Além disso, os atos de beber e fumar também causam uma impressão muito negativa, que pode pegar mal para você ou para sua equipe.
Caso você tenha o hábito de fumar, não o faça dentro da casa do cliente, até porque ele pode não ter esse mesmo costume.
Lembre-se de separar as coisas, afinal, um deslize como esse pode comprometer seu esforço e prejudicar sua imagem profissional.
Deixar bagunça
Ainda que o seu serviço tenha sido excelente e você tenha resolvido todos os problemas do seu cliente, não finalize por aí!
Um serviço bem feito é aquele que tenha sanado a necessidade do contratante, mas também que tenha um resultado mais que satisfatório do começo ao fim.
Imagine pintar a sala inteirinha do seu cliente, deixar o acabamento impecável, mas esquecer toda aquela sujeira de tinta, latas e pincéis espalhados? Com certeza isso fará com que você perca bons pontos.
Mostre-se um profissional solícito; proativo; que busca deixar tudo brilhando e em perfeito estado. Afinal, se no momento em que você entrou estava tudo organizado, não deixe tudo de cabeça para baixo no momento de sair.
Anotou tudo aí?
Agora que você já sabe direitinho quais erros você deve passar longe, foque nos acertos! Vai ficar muito mais fácil a partir de agora. Faça o checklist do que não pode faltar no seu dia a dia de trabalho e vá com total segurança. 😉