Quem é que não tem vontade de ter a casa toda harmônica e decorada do seu jeito? É normal que as pessoas se sintam um pouco perdidas na hora de criar a identidade visual da sua residência, afinal, são diversos estilos e opções para escolher.
É ideal que a decoração escolhida reflita bem a personalidade e os gostos dos moradores. Além disso, móveis e cores que conversem entre si também fazem toda a diferença, já que deixam o ambiente mais aconchegante.
Para te ajudar a escolher qual caminho seguir na decoração da sua casa, listamos abaixo os principais estilos utilizados. Veja o que mais lhe agrada.
Minimalista
A premissa desse estilo é: “menos é mais”. Ou seja, é baseada na escolha de poucos elementos para compor o ambiente. A ideia é usar apenas o necessário para que os espaços pareçam amplos e que sejam locais nos quais prevaleça a funcionalidade. Para isso, a melhor opção é utilizar móveis multifuncionais. Móveis planejados são uma ótima opção para compor ambientes minimalistas.
Contemporâneo
Caracterizado pela simplicidade e visual mais clean. Usa móveis mais sofisticados e em linhas retas, além da paleta de cores ser neutra.
Industrial
Um dos estilos que está mais em alta no momento. Uma releitura de antigas fábricas, geralmente tem pé direito alto e é caracterizado por tubulações aparentes, concreto, madeira, metal e vigas expostas. Luminárias em cobre ou alumínio e paredes de tijolo aparente ou com revestimento de cimento queimado são a marca registrada. As cores que compõem o ambiente são neutras e sóbrias, como o marrom, branco e cinza.
Escandinavo
O escandinavo é um dos estilos de decoração mais conhecido pela funcionalidade, simplicidade e minimalismo nas composições decorativas. O estilo tem influência dos países nórdicos e conta com linhas sóbrias, acabamentos de alta qualidade e cores neutras. O branco prevalece no ambiente e os tons que remetem à natureza são os responsáveis por dar vida ao local, em especial o verde.
Retrô
É um tema que remete ao passado e agrega uma atmosfera nostálgica aos cômodos. Ao contrário do vintage, que utiliza peças originais dos anos 20 aos 60, o retrô é apenas uma releitura dos elementos que foram fabricados em outras décadas.
Vintage
Diferentemente do retrô, que se inspira no antigo para criar peças novas, o vintage é um estilo autenticamente antigo. Na decoração vintage, o ideal é buscar por móveis clássicos e combinações de cores mais arrojadas. Uma boa dica é buscar móveis menores e até objetos de decoração em brechós e antiquários, para que eles sejam originalmente vintage.
Clássico
Ideal para quem gosta de sofisticação e elegância, uma vez que esse estilo de decoração lembra casas nobres e castelos. Os detalhes são ricos e escolhidos a dedo. O mobiliário em madeira e couro apresenta curvas e entalhes e, apesar de ter peças bem marcantes, é um estilo atemporal e tradicional. Indicado para espaços amplos, pois as peças são grandes, volumosas e imponentes. As cores seguem a paleta da madeira, ou seja: branco, bege, preto, off-white e marrom.
Moderno
Esse estilo se baseia no princípio da funcionalidade. Isso significa que os elementos decorativos ficam em segundo plano para que aspectos como a praticidade sejam priorizados. Simples e livre de excessos, esse tema é perfeito para a criação de espaços atemporais e adequados a diferentes épocas. Caracterizado por uma paleta de cores neutra e ambientes integrados.
Agora que você já conhece as principais estilos de decoração, é hora de escolher qual você mais se identifica para começar a reformar sua casa! Peça um Helpie! para negociar com até 4 profissionais e realizar pagamentos de forma segura! 😉