Argamassa: O que é? Como preparar?

13 de setembro de 2021

🕐 Tempo de leitura: 2 minutos
O trabalho de saber preparar uma argamassa é indispensável para quem trabalha com construção, não a misturar do modo certo pode causar prejuízos na hora da execução do trabalho. 

O que é argamassa? 

É um material que serve para assentamento de tijolos, ladrilhos, azulejos etc, ou proteger uma superfície, ela se dá pela mistura de areia – que dá corpo para a massa, cimento – que endurece a mistura e a cal – que facilita a aplicação e melhorar a qualidade 

Existem dois tipos principais: os que são usados para aumentar e encorpar a massa, e os que são usados para endurecer e manter unidos todos os elementos.  

Métodos para misturar 

Existem algumas opções para fazer mistura de argamassa, dentre delas: 

  • Manual (com a mão) 
  • No chão 
  • No carro de mão 
  • Misturadores elétricos 

Tipos de aplicação 

  • Alvenarias de fundação – As alvenarias de fundação são assentadas com argamassa de cimento 1:3 com adição de produto impermeabilizante. Essa mesma proporção pode ser utilizada também nos revestimentos impermeáveis e de pisos. 
  • Alvenarias de elevação – Nas alvenarias de elevação, os tijolos são assentados com argamassa de cimento, cal e areia 1:2:7 e os blocos de concreto com argamassa de cimento e areia 1:6. 
  • Paredes e lajes – Nas paredes e lajes os pedreiros costumam fazer um chapisco para preparar a superfície. O chapisco é uma argamassa de cimento 1:3 que o pedreiro joga forte contra a parede para aumentar a aderência. 
  • Paredes irregulares – O emboço é uma argamassa de cimento, cal e areia 1:2:8 usado para nivelar paredes irregulares que foram feitas com tijolos maciços ou furados. 
  • Acabamento de paredes – O reboco ou massa fina é uma argamassa de cimento, cal e areia fina de 1:2:9 usado para fazer o acabamento de paredes. Se a parede for feita com capricho, seguindo as recomendações técnicas, a camada do reboco pode ser fina, economizando muito material. 

Fonte da informação: https://casabemfeita.com/como-preparar-aplicar-argamassas/  

Tipos existentes:

Dentro do mercado de construção existem as mais usadas, como por exemplo argamassa colante, argamassa de grauteamento, argamassa de assentamento, argamassa de revestimento e argamassa para pisos.  

Como fazer argamassa forte passo a passo 

  1. Em qualquer um dos casos, comece primeiro por misturar os materiais secos, juntando-os e criando uma montanha 
  1. No centro, crie cratera e junte água  
  1. Use uma enxada ou uma pá para misturar, enquanto vai adicionando a água restante, até conseguir a textura correta. 

DICA: Para confirmar se a argamassa é forte e tem a consistência correta, aplique uma pequena quantidade na pá e vire-a de cabeça para baixo. Se não cair, saberá que está pronta. 

Fonte da informação: https://www.rubi.com/pt/blog/como-preparar-argamassa/ 

 Se você precisa de algum tipo de serviço de construção, aqui na Helpie você encontra pedreiros disponíveis perto da sua região, é simples, clicar e solicitar! 

Baixe agora o Helpie PRO!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com a gente