Equipamentos de segurança para eletricistas: quais usar?

24 de agosto de 2021

🕐 Tempo de leitura: 3 minutos

Os EPIs, Equipamentos de Segurança Individual, fazem parte do dia a dia de vários profissionais em suas jornadas de trabalho. Cada profissão exige um tipo de proteção. O trabalho com eletricidade é extremamente perigoso, já que lida com correntes elétricas fortes. Por isso, os EPIs são todos pensados para reduzir esse perigo e proteger o profissional de possíveis acidentes.

Confira abaixo quais são os equipamentos de proteção necessários:

 

1.

Capacete de segurança

Para o trabalho com redes elétricas, é necessário que esse equipamento de proteção individual seja da classe B, que garante a proteção contra correntes elétricas. Esses capacetes, geralmente, são feitos em polietileno de alta densidade e têm uma camada interna de tecido (o feltro), que impede que correntes elétricas passem pelo corpo do colaborador que os utiliza. Na hora de escolher esse equipamento, o ideal é verificar junto a sua equipe que tipo de capacete acha mais confortável e prático para o dia a dia. Não se esqueça que capacetes são EPIs que devem ter selo de marcação do Inmetro. Sempre verifique isso antes de comprar.

 

Divulgação serviços

2.

Botina de segurança

Ao contrário de outras profissões, em que botas com ponteiras de metal significam mais segurança, no setor elétrico, esse material não deve estar presente. Afinal, o metal é um excelente condutor e, no caso de choque, ele causaria acidentes ainda mais danosos. Os calçados de segurança para eletricistas, geralmente, vão até a altura do tornozelo, protegem contra objetos perfurantes e cortantes, além de temperaturas elevadas, produtos químicos e abrasivos, e não têm nenhuma peça de metal em sua composição. As biqueiras de proteção, portanto, devem ser feitas em plástico ou outro material não condutor.

prestar bom atendimento

3.

Luvas de segurança

É um EPI essencial para o trabalhador. As luvas de proteção garantem a segurança na manutenção de instalações e serviços com eletricidade em geral. É ideal a utilização de duas luvas: A luva isolante de borracha e a luva de couro que é sobreposta para proteger a integridade da luva isolante.

prestar bom atendimento

4.

Manga isolante de borracha

Esse EPI tem como função proteger os braços do eletricista, gerando mais segurança em uma das regiões em que ocorrem maiores perigos de contato com correntes elétricas.

prestar bom atendimento

3.

Cinto de segurança

Às vezes também é preciso realizar o trabalho em altura! O cinto de segurança para eletricista é específico para proteger o trabalhador do risco de choque elétrico.

prestar bom atendimento

3.

Vestimentas especiais

São roupas feitas especificamente para os eletricistas. São diferentes pelo fato de não apresentarem nenhum material condutor de eletricidade. Entre os itens que constituem essas vestes próprias, estão camisas, calças, uniforme e demais.

prestar bom atendimento

3.

Óculos de proteção

Esses equipamentos precisam ser fabricados com materiais resistentes a arcos elétricos e chamas, protegendo a região dos olhos. É um item fundamental, sendo de responsabilidade do profissional a conferência diária e periódica da sua conservação.

prestar bom atendimento

Os EPIs são equipamentos indispensáveis para garantir a sua segurança enquanto eletricista. Os use em todos os serviços que for realizar. 😉

Leia mais artigos voltados para helpers: https://blog.helpie.com.br/helpers/

 

Baixe agora o Helpie PRO!

botão loja Google Play
botão loja App Store

Mais postagens

Dicas e sugestões para marceneiro  

Dicas e sugestões para marceneiro  

Ser marceneiro é trabalhar em uma das primeiras profissões que o homem desenvolveu. Uma nobre arte de conhecer os tipos de madeira, as melhores ferramentas para uso, desenvolver projetos e móveis sob medida não apenas úteis, mas decorativos e indispensáveis. Assim...

0 Comments

0 comentários

Deixe uma resposta

Open chat
Fale com a gente