Ser autônomo é um grande desafio. Apesar das vantagens como, ser seu próprio chefe, ter horários flexíveis e seu próprio dinheiro, caso a cartela de clientes diminua, o profissional tende a sentir muito a instabilidade e, em alguns casos, pode levar a falência. Por isso, é muito importante estar ligado em ações de marketing e formas de divulgar seus serviços, a fim de evitar essa instabilidade e garantir o sucesso do seu negócio.
Nesse artigo, daremos algumas dicas valiosas de como entender melhor sobre marketing pessoal sendo um autônomo.
Defina suas metas e objetivos
Qual minha meta profissional? Onde quero estar daqui uns anos? Pegue um papel e anote todas as suas metas e objetivos. Essa organização te ajuda a entender onde quer chegar.
Compreenda seu nicho de mercado
Pesquise qual tipo de público você atende, quais são seus problemas, onde essas pessoas estão inseridas, o que você pode fazer para ajuda-las, qual linguagem usar para se comunicar e etc. Não conhecer seus clientes é o primeiro erro de estratégia que qualquer profissional pode cometer.
Tenha um diferencial
O mundo está cheio de profissional iguais e que não conseguem se destacar justamente por isso. Portanto, busque por algo que vá te diferenciar dos demais. O bom atendimento, o preço, a qualidade do serviço, você quem define.
Aproveite o mundo digital
Profissionais autônomos são seu próprio produto. Por isso, sua imagem precisa e deve ser extremamente bem cuidada, para que você consiga conquistar clientes, sempre agregando valor aos seus serviços, independentemente de quais forem. A internet é a melhor ferramenta que você tem em mãos para poder fazer esse tipo de divulgação. Mas tome cuidado, pois de nada irá adiantar você estar nos meios online, e não possuir uma boa estratégia.
Invista em divulgações
Quem não é visto, não é lembrado, né? As redes sócias contam com várias possibilidades de divulgações, tanto orgânicas, quanto pagas. São estratégias que impulsionam seus posts e os fazem ter um alcance muito maior, possibilitando atingir mais potenciais clientes.
Leia mais artigos voltado aos helpers: https://bloghelpie.wordpress.com/helpers/